Circuito do Trabalho vai ao Jorge Teixeira II e ao Cajual
22/04/2013 12h06

A Secretaria Municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social (Semtrad) levou mais uma ação de cidadania para a população da zona Leste, desta vez na Escola Municipal Themístocles Pinheiro Gadelha, bairro Jorge Teixeira II, com serviços de emissão de carteiras de trabalho, cadastro para emprego, e informações sobre como participar de cursos profissionalizantes, além do acesso ao seguro desemprego. Comunidades próximas, como a do Jorge Teixeira III, também participaram do evento realizado de 8 às 14 horas.
A presidente da associação dos moradores do bairro, Helena Dias, elogiou a prefeitura: “Uma ação dessas, de 15 em 15 dias, causa grande repercussão”, disse. Ela acredita que ao menos 30 mil pessoas são beneficiadas direta ou indiretamente pela prefeitura.
Acompanhado do Subsecretário, Vicente Filizzola, o secretário da Semtrad, Guto Rodrigues, falou dos vários serviços disponíveis para comunidade. “Sempre que sou indagado explico que as ações itinerantes nasceram das dificuldades das pessoas em chegarem aos postos de atendimento, principalmente o SINE/Manaus, localizado no centro da cidade. Entendemos que as pessoas, ao buscarem um emprego, enfrentam dificuldades para chegar até nós. Por isso, estamos aproximando cada vez mais o órgão da população mais carente, estratégia que está dando certo”, enfatizou.
A novidade desta etapa do circuito do trabalho foi a formação da primeira turma para o curso de qualificação para acesso ao trabalho, formada por jovens de 18 a 29 anos. Segundo Guto Rodrigues, a formação inicial é para duas áreas: agente administrativo e departamento de pessoal.
VACINAÇÃO
Dentro da programação do circuito do trabalho, no sábado, também foi realizada a vacinação contra a gripe. Na ADL/Cajual, moradores do Morro da Liberdade aproveitaram bem o serviço que foi tranquilo. Roberto Rodrigues, 76, foi o primeiro a receber a dose. “Fico feliz que a Semtrad tenha entrado na Campanha Nacional e ajude as pessoas idosas daqui do bairro a se imunizarem”, disse.