Cem dias nas ruas, sempre ao lado da população
11/04/2013 17h45

A gestão do prefeito Arthur Virgílio Neto na prefeitura de Manaus começou no minuto seguinte à posse, ainda na noite do dia 1º de janeiro, atacando um dos mais graves problemas que a cidade enfrentava naquele momento: o acúmulo de lixo. Desde a primeira investida, quando o próprio prefeito subiu no caminhão de coleta de lixo para iniciar a tarefa de limpar a cidade, até agora, quando se completam os 100 dias, mais de 500 mil toneladas de lixo já foram retiradas das ruas.
Outro grave problema, os buracos no asfalto de praticamente todas as ruas da cidade agravados pelo intenso período de chuvas, foram atacados de frente, embora de forma paliativa. Mais de 2 mil ruas já receberam o tratamento de tapa-buracos, senão resolvendo mas ao menos garantindo melhor trafegabilidade aos veículos. O melhor está por vir. No verão, a Prefeitura entra pra valer na tarefa de refazer as ruas da cidade, dotando-as da infraestrutura necessária e trabalhando um projeto especial para as principais vias, com atenção total à mobilidade e à segurança. Nesse meio tempo, a cidade também já recebeu mais de 3 quilômetros de via urbanizada, planejada, arborizada, no corredor do Mindu, a avenida Nathan Xavier de Albuquerque, zona Leste. E o trabalho continua.
A Saúde está chegando mais perto da população e por mais tempo. Com o horário ampliado em 10 unidades de saúde, atendendo todos os distritos da cidade, as unidades móveis de saúde, a atenção de saúde aos ribeirinhos, o combate à dengue, as campanhas de vacinação e a entrega de novas unidades de saúde.
No esporte e nas manifestações populares, a Prefeitura e o prefeito estiveram presentes. Apoio financeiro às escolas de samba, valorização dos artistas com editais de trabalho e novos cachês, apoio às bandas carnavalescas. Um elenco de grandes valores do esporte agora já pode ficar tranquilo, pensando nos títulos, porque as despesas estão sendo custeadas com a bolsa atleta. Novos espaços para a prática de atividades esportivas. A Ponta Negra está voltando ao uso da população, com a praia liberada com segurança para todos.
Sensibilidade, firmeza e presença constante foram marcas destes primeiros 100 dias. A entrega do Espaço de Atendimento Multidisciplinar ao Autista Amigo Ruy, o início do ano letivo com entrega de creches e o início programa alimentar, entre outras ações, envolveram prefeito e equipe no lado mais sensível da administração pública: o investimento em pessoas e qualidade de vida. Da mesma forma, houve firmeza e até dureza no enfrentamento das crises, como as ameaças de greve no sistema de transporte coletivo e os rompimentos de adutoras. O prefeito interveio pessoalmente e interveio também na empresa responsável pelo abastecimento de água, criando uma comissão especial para investigar, fiscalizar e exigir cumprimento contratual. Esteve à frente de um verdadeiro exército formado por agentes de defesa civil e secretarias municipais no atendimento de famílias de áreas de risco. Firme quando exigido, sempre aberto ao diálogo, mas sem perder a doçura.