Caravana da Cidadania Indígena tem primeira edição no Parque do Mindu
28/04/2013 1h40

O Parque Municipal do Mindu está sediando desde a sexta-feira a 1ª Caravana da Cidadania Indígena, evento promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, que pretende levar às comunidades indígenas radicadas em Manaus os serviços oferecidos pela Prefeitura de Manaus e permitir uma interação entre as etnias residentes na cidade. No anfiteatro do Parque Municipal do Mindu, os representantes do grupo Potekãra de Manaus, que reúne mais de 62 etnias presentes na área da Região Metropolitana de Manaus, encerraram o evento contabilizando, até o meio-dia, 1.617 atendimentos feitos pelas secretarias e órgãos municipais presentes. A secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Goreth Garcia Ribeiro, participou do evento na manhã deste sábado, destacando a importância da integração com os povos indígenas na cidade e um olhar cuidadoso para a causa indígena.
O evento tem como finalidade reunir os remanescentes de índios de diversas etnias para discutir políticas públicas voltadas para os índios urbanos, reforçando as reivindicações feitas em carta aberta entregue durante a posse do prefeito Arthur Virgílio Neto, em janeiro passado. João Paulo Tukano, um dos idealizadores do grupo Potekãra, afirma que em Manaus não existem políticas voltadas para os índios urbanos. “A intenção do grupo é recuperar a cultura e dar mais qualidade de vida às famílias de diversas etnias que vivem em Manaus”, disse ele. Entres as propostas, estão a criação de um festival de canções indígenas e um grande evento esportivo reunindo as comunidades no município a partir do próximo ano.
Entre os serviços oferecidos, neste sábado, testes rápidos de HIV, glicemia, atendimento jurídico e social, odontológico, aferição de pressão arterial, vacina, atualização e inscrição no CadÚnico para recebimento de benefícios do Bolsa Família, cortes de cabelo, distribuição de mudas, reaproveitamento de resíduos sólidos, orientações odontológicas, entre outros. Um dos objetivos do grupo é transformar a Caravana da Cidadania Indígena em um evento fixo no calendário municipal, ocorrendo sempre no mês de abril, em Manaus, dentro das comemorações pelo Dia do Índio, 19 de abril.
Neste sábado, o evento ocorreu das 8h às 14h e foi encerrado com um ritual do qual participaram todas as autoridades presentes. O evento contou com o apoio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), Secretaria Municipal de Limpeza e Serviços Públicos (Semulsp), Secretaria Municipal de Empreendedorismo (Sempab), Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento (Semtrad) e Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Sehaf).