Campos Elíseos recebe ação conjunta dentro do Plano de Ação dos 100 Dias
04/04/2013 9h43

O Conjunto Campos Elíseos receberá neste sábado, 6, a partir das 8h, serviços de diversas secretarias da Prefeitura de Manaus, que estarão retomando o trabalho de revitalização dos conjuntos habitacionais situados na área do entorno da Arena da Amazônia, nas zonas Oeste e Centro-Oeste de Manaus. A ação terá atividades de manejo da arborização (corte e poda de árvores), educação ambiental, oficina de reaproveitamento de resíduos sólidos, exposição de material produzido a partir de reaproveitamento de resíduos, sensibilização acerca do caramujo africano, distribuição de mudas, paisagismo na Praça do Centro Comunitário, fiscalização relativa à ocupação irregular de áreas verdes e tapa-buraco nas principais vias.
O Implurb participará com a função de fiscalizar situações que ferem o Código de Postura do município, a exemplo de obstrução do passeio público. Estarão participando ainda as secretarias municipais de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Limpeza Pública (Semulsp) e Infraestrutura e Habitação (Seminf). A concentração será em frente ao Centro Comunitário do Campos Elíseos, situado na esquina da Rua Paris com a Rua Genebra, a partir das 8h.
O trabalho de revitalização dos conjuntos habitacionais é uma das ações previstas no Plano de Ação dos 100 Dias, do prefeito Arthur Vigílio Neto, dentro do Programa Manaus Verde e Viva. O trabalho teve início pelo conjunto Dom Pedro I e Dom Pedro II. Sofreu uma interrupção por conta da necessidade de participação das secretarias nas ações voltadas às zonas de risco da cidade, em função das fortes chuvas. Nestas zonas, a Semmas atuou juntamente com as demais secretarias da prefeitura.
De acordo com a secretária da Semma, Kátia Schweickardt, apesar de serem planejados, os conjuntos apresentam geralmente os passeios com poucas árvores e terrenos impermeabilizados o que torna importante a ação de plantio e sensiblilização dos moradores. Será feita doação de mudas e plantio de árvores. Mesmo não sendo pouco arborizado há necessidade de realização de análise de risco e manejo de árvores que estão em via pública. A ação conta com o apoio da Associação de Moradores do Campos Elíseos.
As próximas ações acontecerão nos conjuntos habitacionais Vista Bela, Belvedere, Augusto Montenegro, Santos Dumont e Hileia. “ Os conjuntos habitacionais são áreas que estavam necessitando desse tipo de ação”, observa a secretária Kátia Schweickardt, salientando a importância dessas ações para a melhoria da qualidade de vida da população. No Campos Elíseos, a área a ser contemplada com as atividades compreende todas as vias inseridas no perímetro das ruas Paris, Genebra, Dublin e Constantinopla.
O diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, explica que todo conjunto habitacional aprovado pela Prefeitura de Manaus possui um percentual de área verde e uma das principais preocupações da Semmas é sensibilizar os moradores chamando-os ao mesmo tempo para que, juntamente com a Prefeitura de Manaus, ajudem a preservar esses ambientes de suma importância para o microclima e melhoria da qualidade de vida.