Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu entra no segundo dia de disputas

Por Prefeitura de Manaus

19/04/2014 7h58

Icone audio

Campeonato entra no segundo dia de disputas

 

O 27º Campeonato Amazonense de Jiu-Jítsu tem, neste sábado, 19, o seu segundo dia de disputas. O evento é promovido pela Federação de Jiu-Jítsu do Amazonas (Fjjam), com apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel).  A competição começou na sexta-feira, 18, e encerra-se na segunda-feira, 21.

 

Campeonato entra no segundo dia de disputas

 

Todos os confrontos ocorrem no Ginásio Ninimberg Guerra, no São Jorge, zona Oeste de Manaus. Na sexta-feira, 18, a disputa começou com os atletas iniciantes. Dentre os destaques, estavam os irmãos João Vitor Farias e Marcos Vinícius Farias. Defendendo a faixa amarela, peso Galo, os gêmeos provaram que são idênticos até no estilo de lutar. Tanto que fecharam a categoria e decidiram no par ou ímpar quem ficaria com o título. João saiu na frente e garantiu a medalha de ouro.

 

Campeonato entra no segundo dia de disputas

 

“Fiquei feliz de ir para a final com meu irmão, mas a decisão sempre é difícil”, comentou João, que ao lado de Marcos faz parte do projeto Construindo Campeões, que beneficia 80 jovens com aulas gratuitas de Jiu-Jítsu na Escola Estadual Carvalho Leal, localizada na Cachoeirinha, zona Sul.  O projeto é do mestre Francisco José Afonso.

 

Com os filhos na final do Estadual, a mãe Elisangela Farias não aguentou a emoção e começou a chorar antes mesmo de o juiz revelar o campeão. Segundo ela, o fato também foi vivenciado ano passado.

 

“É difícil ser mãe de dois lutadores. A preocupação dobra. Ainda mais quando eles dividem a categoria, nem torço. Em 2013, aconteceu a mesma coisa pelo Amazonense, só que o Marcos venceu. Agora eles estão empatados. Mas, sinceramente, não importa quem ganhou, estou orgulhosa de ambos”, comentou a mãe.

 

Quem também se deu bem logo no primeiro dia de disputas foi Bianca Pereira. A atleta da academia Elvys Damasceno derrotou Karen Cristina, da Omar Salum, por 8 a 2, em combate válido pela faixa amarela. Participando pela primeira vez do Estadual, a jovem de 12 anos correu para os braços da família para comemorar.

 

“Eu nunca tinha enfrentado a Karen e estava bem nervosa, mas coloquei em prática as lições do meu mestre, Rodrigo Medeiros, e entrei com a vantagem. Isso (vencer) foi mais legal que ganhar ovos de chocolate”, brincou Bianca.

 

Protagonizando um combate duro, a luta entre João Vitor Lopez e Bruno Santos chamou a atenção do público presente no ginásio. O confronto foi decidido por pontos e João se sobressaiu ao marcar 5 a 2 em cima do adversário, após administrar bem a guarda.

 

“Essa luta foi bem complicada, mas eu estava confiante no desempenho do João. Ele está treinando há dois meses para o Amazonense e estava preparado para as emboscadas do oponente. Mais uma vez ele provou sua força e conseguiu administrar muito bem a pressão e as passadas”, afirmou o mestre do atleta, Guilherme Neto, da equipe Orley Lobato.

 

Para o secretário da Semjel, Elvys Damaceno, o início do Amazonense não poderia ter sido melhor. “Nós ficamos surpresos com a participação do público e felizes de ver o Bergão lotado mesmo com o feriado. Passaram por aqui hoje (sexta-feira) aproximadamente duas mil pessoas e esse número deve aumentar nos próximos dias. Convido a população a vir prestigiar o show de lutas. Tenho certeza que todos vão gostar”, disse Damasceno.

 

Neste sábado, 19, será a vez dos faixas azul e roxa entrarem na disputa. Domingo, 20, serão os atletas de faixas marrom e preta. Nestes dois dias, a competição será de 10h às 18h.  Já na segunda-feira, as disputas serão na categoria Absoluto e serão de 10h ao meio-dia.

 

FOTOS: ANTONIO LIMA/SEMJEL 

Assessoria de Imprensa da Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (Semjel): 92 8157-3351 /3249-2462