Brasileiros são favoritos a ganhar a Copa Latina de Tênis de Mesa

Por Prefeitura de Manaus

19/07/2013 15h05

Icone audio

Analisando o retrospecto dos participantes e levando em conta a posição de cada um deles no Ranking da Federação Internacional (ITTF), os brasileiros estão entre os favoritos para a conquista do título da Copa Latina, que será disputada a partir de hoje (19). A abertura está marcada para às 18h desta sexta-feira, onde todos os mesatenistas da Argetina, Venezuela, Colômbia e Brasil, desfilarão com suas bandeiras. Às 18h30 a disputa começa a e segue até 21h30 com as quartas de final, na Plenária do Studio 5. A entrada é gratuita.

O evento é uma realização da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Desporto, Lazer e Juventude (Semdej), Federação de Tênis de Mesa do Amazonas (FTMA), e Confederação Brasileira de Tênis de Mesa.

A Copa Latina faz parte do Circuito Mundial Amazônico e distribuirá R$ 14 mil em prêmios, sendo R$ 8 mil para o vencedor. Serão dezesseis atletas, três deles estrangeiros, como o venezuelano Jonathan Pino, o colombiano Favert Fernandez e o argentino Rodrigo Gilabert, que chegaram hoje pela manhã a Cidade e pela noite disputam a competição.

Entre os destaques do País Canarinho e que prometem dar trabalho aos estrangeiros estão Cazuo Matsumoto e Gustavo Tsuboi, respectivamente o primeiro e segundo colocados do Ranking das Américas, além de jovens talentos como Hugo Calderano, principal revelação da modalidade nos últimos tempos, e Vitor Ishiy, atual campeão Latino-Americano na categoria Sub-18, que está otimista e diz ter condições de surpreender os favoritos.

“É isso mesmo, vou tentar surpreender. Será uma competição difícil, contra adversários de alto nível, mas estou em uma boa fase e vou tentar dar o meu melhor” disse Vitor, que assim como Hugo Calderano faz parte de uma nova geração que vem ganhando espaço a cada temporada.

Cazuo, o cara a ser batido

O melhor atleta das Américas, e que ocupa a primeira posição entre os brasileiros no ranking da ITTF, Cazuo Matsumoto, é o ‘cara’ a ser superado na Copa Latina. Com 20 anos de carreira, o paulista sabe muito bem qual a “arma” que deve utilizar para tirar seus adversários do páreo.

“Estou muito feliz por estar mais uma vez aqui em Manaus e vou dar o meu melhor para sair vitorioso do Circuito. Sei que não será fácil, o nível técnico está equilibrado e qualquer um pode vencer, mas vou dar o máximo para levar mais esse título. Por isso, vou investir no ataque que é meu ponto forte e tentar surpreender”, garantiu Matsumoto.

Sistema de jogo

Na fase eliminatória da Copa Latina serão quatro grup    os de três jogadores, formados a partir do Ranking da ITTF. Apenas os campeões se classificarão para enfrentar aos atletas melhores posicionados, que entram direto nas quartas de final.