Arborização começa pelas ruas Ferreira Pena, Ramos Ferreira e Getúlio Vargas

Por Prefeitura de Manaus

26/05/2013 21h35

Icone audio

As ruas Ferreira Pena e Ramos Ferreira e a Avenida Getúlio Vargas, no Centro, serão as primeiras a receber as mudas dentro do projeto de arborização do Centro Histórico de Manaus, do Programa Manaus Verde e Viva, da Prefeitura de Manaus. Em reunião na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), os secretários municipais Rafael Assayag  (Requalificação do Centro), Kátia Schweickardt (Meio Ambiente e Sustentabilidade) e Roberto Moita (Implurb) definiram os critérios para a realização do trabalho e estabeleceram as prioridades para que seja dado início ao plantio.

O primeiro passo será a preparação dos pontos para o  recebimento das mudas, obedecendo aos padrões de distanciamento no passeio público e escolha das espécies adequadas para as áreas. Na Avenida Getúlio Vargas, será feito o preenchimento de falhas existentes no conjunto arbóreo da área. Nas demais vias, o trabalho será feito com a utilização de espécies que valorizem a identidade histórica do Centro da cidade. Todas com 1,80m de altura. O entendimento dos secretários é de que o plantio seja feito também com critérios para a abertura da área permeável que receberá a planta, com dimensão de 90 cm x 90 cm.

No total, o projeto utilizará 677 mudas, englobando nas próximas etapas as ruas Epaminondas, Monsenhor Coutinho, Dez de Julho, Costa Azevedo, Barroso, Joaquim Sarmento, José Clemente e Lobo Dalmada. A Secretaria Municipal Extraordinária de Requalificação do Centro (Semex) se encarregou de realizar uma avaliação em relação aos prédios históricos existentes na área de intervenção do projeto.

Júlio Pedrosa – Ascom Semmas