Alunos da rede pública participam de atividades da Semana do Meio Ambiente
06/06/2013 17h04

Mais de 950 alunos do 1º ao 5º ano da Escola Municipal Honorina Vasconcelos, São José II, zona Leste, participaram nesta quinta-feira de atividades pedagógicas de sensibilização para conservação e preservação do meio ambiente, dentro da programação em comemoração a Semana do Meio Ambiente. As atividades contaram com ações interligadas com os programas Agenda Ambiental, Matemática Viva, Viajando na Leitura e Educação Fiscal, todos da Semed, que são desenvolvidos em sala de aula.
Os alunos puderam confeccionar jogos matemáticos e interagir utilizando os materiais reciclados. Com jornais foram confeccionadas bolas; o boliche surgiu das garrafas pet; as letras do alfabeto, de CDs (as crianças identificavam as letras e números); as damas, trabalhadas com papelão e papel; o jogo da velha, com depósito de ovos, além de outros materiais criados pela comunidade escolar.
“Trabalhamos a questão do meio ambiente junto com os programas Matemática Viva, Viajando na Leitura e outros (todos da Semed).Dessa forma, o aprendizado vai além dos muros da unidade”, analisou a diretora, Gleide Maria de Lima.
Aluna do 4º ano do turno matutino, Radja Silva de Amaral, 09, conta que gostou muito da dama feita de papelão e papel. Para a estudante, o tema meio ambiente precisa ser visto com mais seriedade pela importância que tem para a humanidade.
“Aprendi que é importante cuidar do meio ambiente, pois assim teremos um futuro com saúde e sem muitos problemas.”, disse.
A programação, que teve início na segunda-feira, contou com uma oficina de reciclagem, palestra feita pelos Garis da Alegria, da Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP) e apresentação dos jogos matemáticos com materiais reciclados. Nesta sexta-feira, as atividades serão encerradas com reciclagem, coleta seletiva, tipos de poluição, dentre outras atrações.
Mais escolas
Outra escola que também promoveu atividades de educação ambiental foi o Centro Municipal de Educação Infantil Eliakin Rufino, bairro da União, zona Centro-Sul, onde aproximadamente 180 alunos de 1º e 2º período, na faixa etária de 4 a 5 anos, levaram para escola mudas de plantas que foram plantadas na própria escola.
Ao longo da semana, as crianças assistiram um vídeo sobre a conservação da natureza, participaram de conversa informal sobre a importância de preservar o meio ambiente, apresentação de um vídeo sobre animais. No encerramento, na sexta-feira, 07, as crianças vão participar da confecção de brinquedos a partir de sucatas.
Segundo a pedagoga do CMEI, Patrícia Alencar da Silva, a programação com as crianças é válida, pois desde a infância os alunos aprendem sobre a valorização e preservação do meio ambiente. “Nosso objetivo principal é sensibilizar as crianças no sentido de cuidar e conservar o meio ambiente, ou seja, o meio em que elas vivem”, disse a pedagoga.
Secretaria Municipal de Educação
Assessoria de Comunicação
(92)3632-2054