Aferição de pressão e medição de glicemia alcançam mais de 400 servidores em uma semana
12/04/2013 15h01

O Serviço de Assistência à Saúde de Servidor Público do Município de Manaus (Manausmed) encerrou, na manhã desta sexta-feira, 12, a Semana da Saúde Manausmed. O evento, que teve início na última segunda-feira, 08, proporcionou aos segurados palestras sobre temas relacionados à saúde e, ainda, serviços de aferição de pressão e medição de glicemia.
No total, até o meio dia, 181 servidores tiveram acesso ao serviço de medição de glicemia, enquanto 228 ao de aferição de pressão. Dez deles foram encaminhados ao Serviço Psicossocial para acompanhamento específico, por conta de resultados alterados, sendo a maioria por problemas de hipertensão.
Os segurados do serviço assistiram a palestra ministrada pelo enfermeiro Manoel Crames, sobre câncer de colo de útero. As mulheres que compareceram ao auditório aproveitaram para tirar dúvidas relacionadas ao tema. “É importante que as mulheres se informem, procurem saber. O câncer de colo de útero é uma das maiores causas de morte entre as mulheres. E muitas morrem porque têm vergonha de perguntar, de se tratar”, alertou o enfermeiro.
Crames reforçou, ainda, a necessidade de os pais manterem uma relação cada vez mais saudável e próxima com os filhos. “Hoje as crianças já tem uma vida sexual ativa. Os tempos mudaram e o comportamento sexual também. É preciso que a menina tenham abertura suficiente para se sentir à vontade para contar o que está sentindo para a mãe”, alertou.
Durante a Semana da Saúde, os segurados do órgão tiveram acesso à palestras sobre motivação no trabalho, doenças tropicais, males no abdômen e hipertensão. A iniciativa é um da série de ações que a Prefeitura de Manaus, por meio do Manausmed, deve oferecer aos seus segurados no intuito de garantir não somente o atendimento médico, mas também informação por meio da medicina preventiva.