Estudantes da Prefeitura de Manaus participam de palestra sobre bullying e cyberbullying no ambiente escolar

Por Prefeitura de Manaus

26/05/2025 14h54

Icone audio


A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seccional Amazonas, promoveu, na manhã desta segunda-feira, 26/5, uma palestra com o tema “Bullying e cyberbullying no ambiente escolar”. O evento foi realizado na escola municipal Antísthenes de Oliveira Pinto, localizada no bairro Alfredo Nascimento, e reuniu cerca de 100 estudantes do 9º ano do ensino fundamental.

O objetivo da ação foi promover a conscientização dos estudantes sobre os impactos do bullying e do cyberbullying nas unidades de ensino, destacando aspectos legais, emocionais e sociais relacionados ao tema.

A diretora da escola em exercício, Rosana Silva, reforçou a importância da iniciativa, visto que a Semed realiza diversas ações pedagógicas dentro da comunidade escolar.

“Essa parceria com a OAB é muito importante para a nossa escola e para os nossos alunos. É um tema bastante relevante atualmente, com discussões amplas entre os adolescentes. A palestra com os representantes da OAB esclareceu muitas dúvidas dos nossos estudantes. Eles passam a entender melhor seus direitos dentro da política de defesa da cidadania, reconhecendo que cada indivíduo tem seu valor na comunidade e merece ser respeitado”, afirmou a diretora.

O presidente da Comissão “OAB vai à Escola”, doutor Manoel Júnior, responsável por ministrar a palestra, também ressaltou a relevância da parceria com a secretaria para abordar o tema.

“Realizamos esta palestra com o objetivo de conscientizar os alunos sobre o bullying e o cyberbullying, temas que hoje são amplamente debatidos e que já estão previstos no Código Penal. O adolescente pode, inclusive, sofrer penalidades que variam de dois a quatro anos de detenção, dependendo da gravidade do caso”, explicou o advogado.

Bastante interessado na discussão, o estudante do 9º ano, Gedeão dos Santos Sousa, de 14 anos, avaliou positivamente o conteúdo da palestra e destacou os aprendizados que levará para a vida.

“Foi uma palestra muito informativa sobre aquilo que não devemos praticar. O bullying e o cyberbullying são prejudiciais para quem sofre, pois podem afetar a autoestima da pessoa, levando ao isolamento e dificultando a interação com os outros. Precisamos ter cuidado com a vida do próximo. Tudo o que ouvi aqui, vou levar para sempre”, concluiu o estudante. 

— — —
Texto – Paulo Rogério/ Semed
Fotos – Divulgação/ Semed