‘Descomplica Transporte’ traz mais um canal para demandas dos usuários do transporte coletivo
10/10/2025 10h55


A Prefeitura de Manaus, por meio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU), lança a campanha “Descomplica Transporte”, ampliando os canais de comunicação com a população que utiliza o transporte coletivo.
Hoje, o atendimento é feito pelo 118, tradicional canal entre o órgão e o cidadão. Agora, com a chegada do WhatsApp (92) 98802-3713, os usuários podem registrar denúncias de forma ainda mais prática, com a possibilidade de enviar fotos, vídeos e informações detalhadas.
O IMMU não opera diretamente os ônibus, mas é responsável pela fiscalização das empresas concessionárias e pelo planejamento da mobilidade urbana.
A vice-presidente de Transporte do IMMU, Viviane Cabral, explicou que o reforço nos canais tem como objetivo aproximar ainda mais o poder público da população e tornar as denúncias e sugestões mais efetivas.
“O transporte público só melhora com a participação ativa da população. O WhatsApp vem para complementar o 118 e facilitar esse elo com o usuário. Quanto mais claras e completas forem as informações, mais eficaz será nossa atuação junto às empresas concessionárias”, destacou.
Além do 118 e do WhatsApp (92) 98802-3713, denúncias, sugestões ou dúvidas podem ser feitas também pelos seguintes canais: E-mail: atendimento.immu@pmm.am.gov.br; Instagram: @immu_manaus e FalaBR – https://falabr.cgu.gov.br.
O IMMU orienta os usuários a registrarem informações como data, horário, local, número da linha, placa ou prefixo do ônibus e descrição objetiva do ocorrido, fundamentais para que sejam tomadas as medidas necessárias com as empresas.
Apoio
Viviane Cabral reforça que, mesmo com equipes de fiscalização e tecnologia de monitoramento, a colaboração da população é essencial.
“Estamos trabalhando para tornar o transporte mais eficiente e humanizado, mas precisamos do olhar do cidadão que vivencia o sistema diariamente. Se manifestar não é reclamar, é exercer um direito e contribuir para uma cidade melhor”, concluiu.
A campanha será divulgada nas redes sociais, terminais de integração, pontos de ônibus e veículos da frota, com cartazes explicativos informando a população todos os meios de comunicação com o instituto.
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Texto e fotos – Divulgação/IMMU