Prefeitura de Manaus promove curso de ‘Cuidador Comunitário’ para moradores dos bairros Educandos e Puraquequara

16/04/2024 19h18

#paratodosverem – instrutores, coordenadores e alunos do curso de Cuidador Comunitário no início das aulas

A Prefeitura de Manaus, por meio da Fundação de Apoio ao Idoso Dr. Thomas (FDT), em parceria com a Escola de Serviços Público Municipal e Inclusão Socioeducacional (Espi), vinculada à Secretaria Municipal de Administração, Planejamento e Gestão (Semad), iniciou, nesta quinta-feira, 16/4, as primeiras duas turmas do ano do curso “Cuidador Comunitário”. As aulas serão realizadas na Associação Núcleo de Assistência Professora Tereza Tupinambá, na Av. Leopoldo Peres, nº 542, bairros Educandos, Zona Sul, e na Escola Municipal São Sebastião e na Rua Boa Vista, s/nº, bairro Puraquequara, Zona Leste.

Com aulas marcadas para terças e quintas-feiras, das 9h às 12h, no bairro Educandos, e das 16h30 às 19h no bairro Puraquequara, e uma carga horária total de 30 horas, o curso se estende até o dia 16/5, tendo o objetivo de orientar as comunidades sobre o cuidado com os idosos e as necessidades que surgem com o envelhecimento.

O curso de “Cuidador Comunitário” é uma iniciativa que já alcançou diversas regiões de Manaus, visando conscientizar as comunidades sobre a importância do cuidado com os idosos.

“Diariamente, a Fundação Dr. Thomas atende diversas famílias, por meio do Programa de Atendimento Domiciliar ao Idoso (PADI) e, através desse contato, observamos que muitas famílias precisam ter noções básicas do atendimento à pessoa idosa. O curso ‘Cuidador Comunitário’ oferece, de forma gratuita, esse conhecimento sobre o universo dos idosos, assegurando-lhes um envelhecimento com respeito e dignidade, conforme orientação do prefeito de Manaus, David Almeida”, destacou a diretora-presidente da FDT, Martha Moutinho.

Jandira Moreira, 56 anos, aluna do curso de Cuidador Comunitário, expressou sua expectativa em participar do curso. “Estou ansiosa para participar do curso este ano, quero ampliar meus conhecimentos. Como voluntária no grupo da terceira idade, onde trabalho com idosos, reconheço a importância de me aprimorar para cuidar não só de mim, mas também das pessoas que atendo. Tenho certeza de que esta experiência será enriquecedora e contribuirá significativamente para o meu dia a dia”, declarou.

Ao todo, 91 alunos estão inscritos e o conteúdo programático aborda questões como violência contra os idosos, rede de proteção, higiene pessoal, alimentação, cuidados médicos, medidas de prevenção, mudanças psicossociais e espirituais, além de noções de direitos humanos e cidadania.

Maria Sabeli, coordenadora do curso, contou que, este ano, o Curso de Cuidador Comunitário terá uma novidade. “Nesta edição, buscamos fortalecer a capacitação dos alunos, expandindo a duração do Curso de Cuidador Comunitário para 30h, para garantir uma formação ainda mais completa para quem busca conhecer mais sobre o universo da terceira idade”, disse.

A importância da capacitação oferecida foi ressaltada pelo titular da Semad, Ebenezer Bezerra. “A nossa Escola de Serviço Público realiza mais uma ação de capacitação para melhor atender a este público, tendo em vista o aumento da procura em virtude do envelhecimento da população. Com este treinamento, direcionado pelos melhores profissionais, por nós selecionados, temos certeza de que vamos formar cuidadores de idosos muito bem-preparados para desempenhar suas funções”, assegurou Ebenezer.

Texto – Luna Bernardes / FDT

Fotos – Divulgação / FDT