SINE MANAUS
Icone audio

O Sistema Nacional de Emprego (SINE) de Manaus tem como missão proporcionar um ambiente propício para a busca e oferta de emprego, reunindo recursos e serviços que facilitem a inserção e recolocação profissional. Através de um sistema de cadastramento e análise de currículos, o SINE Manaus conecta os trabalhadores às vagas disponíveis, levando em consideração suas habilidades, experiências e aspirações profissionais.

Outra importante missão do SINE Manaus é fornecer suporte aos empregadores, auxiliando-os na busca por profissionais qualificados que atendam às suas necessidades. O sistema do SINE Manaus permite que as empresas anunciem suas vagas de emprego gratuitamente e tenham acesso a um banco de dados de candidatos pré-selecionados, facilitando o processo de contratação.

PARA O TRABALHADOR

A missão do Sine é colocar, ou recolocar, os trabalhadores no mercado de trabalho. No Sine Manaus, o cidadão dispõe dos seguintes serviços gratuitos:

  • Orientação sobre CTPS
  • Entrada no Seguro-Desemprego
  • Cadastro no Sine Manaus para inserção no mercado de trabalho

Modelo de Currículo Simples

PARA O EMPREGADOR

O Sine visa colocar trabalhadores no mercado de trabalho, por meio de vagas captadas junto a empregadores, reduzindo o tempo de espera e a assimetria de informação existente no mercado de trabalho, tanto para o trabalhador quanto para o empregador. Portanto, o serviço busca promover o encontro de oferta e demanda de trabalho.

As principais etapas da execução do serviço de intermediação de mão-de-obra no Sine Manaus são:

  • Captação e registro de vagas de trabalho;
  • Cruzamento de perfil dos trabalhadores cadastrados com o perfil das vagas captadas;
  • Convocação de trabalhadores conforme pesquisa de perfil e encaminhamento para entrevista de emprego;
  • Registro do resultado do encaminhamento, além disso disponibilizamos para as empresas um espaço para a realização de processos seletivos com todo apoio necessário;

Formulário para Cadastro de Vagas

SOBRE O SINE

O SINE foi instituído pelo Decreto nº 76.403 de 08.10.76. Sua criação fundamenta-se na Convenção da OIT nº 88 e trata da organização do Sistema Público de Emprego – SINE para atuar em todo território Nacional. Um programa do Governo Federal coordenado pelo Ministério do Trabalho e Emprego – MTE, através de sua Secretaria de Políticas Públicas de Emprego – SPPE, cujas diretrizes são fixadas pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador – CODEFAT, segundo a Constituição Federativa do Brasil, promulgada em 1988, que em seu art.6º fala a respeito do Direito Social do cidadão brasileiro: “São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho, o lazer, a segurança, a previdência social, a proteção à maternidade e a infância, a assistência aos desamparados” e inciso III, do art. 2º do capítulo I da LOAS – Lei 8.742/93, onde apresenta como um de seus objetivos “a promoção da integração no mercado de trabalho”.

INFORMAÇÕES ÚTEIS:

Posto Constantino Nery

Endereço: Avenida Constantino Nery, Nº 1.272 – São Geraldo (zona Centro-Sul)

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 14h

Serviços: Cadastro para vagas de emprego, emissão de Seguro-desemprego e orientação para CTPS Digital

Shopping Phelippe Daou

Endereço: Avenida Camapuã, Nº 2.939, bairro Cidade de Deus (zona Norte)

Horário de Atendimento: Segunda a sexta-feira, de 8h às 14h

Serviços: Cadastro para vagas de emprego, emissão de Seguro-desemprego e orientação para CTPS Digital

Como se cadastrar no SINE

Como emitir a sua Carteira Digital

Orientação sobre Seguro Desemprego

Voltar ao topo