Prefeitura de Manaus encerra curso de ‘Metrologia e Matemática básica’ no shopping Phelippe Daou

26/05/2023 16h54

Visando qualificar pessoas que desejam se inserir ou reinserir no mercado de trabalho, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), encerrou, na tarde desta sexta-feira, 26/5, o curso de “Metrologia e Matemática Básica”, no shopping Phelippe Daou, localizado na avenida Camapuã, bairro Cidade de Deus, zona Norte.

O curso aconteceu na sala de Treinamento do Sine Manaus, das 13h às 17h, e contou com o apoio do Instituto UniSaber Mais para a execução do conteúdo prático e teórico das aulas. De acordo com o diretor do Departamento de Qualificação Profissional da Semtepi, André Maia, as empresas estão cada vez mais exigentes e por isso, procuram candidatos mais qualificados para as funções.

“Terminamos mais uma semana de qualificação profissional. Completamos esse mês de maio com muitos cursos e oficinas de capacitação em várias zonas da cidade. As empresas têm solicitado profissionais bem preparados e qualificados para o mercado de trabalho, por isso, estamos ofertando diversos cursos para que os candidatos estejam aptos e qualificados”, destacou o diretor.

Na ocasião, os participantes puderam experimentar o aprendizado teórico com metodologias aplicadas nas indústrias e laboratório de prática para demonstração de mensuração e controle das atividades internas e processos. O curso faz parte do projeto “Qualificar é o Caminho Certo para Empregar”.

A metrologia e a matemática básica trabalham juntas, tendo em vista a capacidade de desenvolver um projeto engenhoso através dessa dupla. O objetivo desse tipo de indústria é possuir o maior controle de qualidade nas linhas de produção, alinhada diretamente a melhores resultados por parte da empresa.

Segundo a participante Ana Júlia Silva, de 40 anos, a importância do curso é contribuir para sua reinserção no mercado de trabalho. Para ela, aprender e se qualificar nunca é demais. A aluna estava acompanhada dos dois filhos, Mateus e Ester Silva, que também participaram da atividade.

“Estou desempregada no momento, mas estou fazendo esses cursos para melhorar meu currículo também e conseguir uma vaga de emprego. Todo aprendizado que eu recebi aqui pode agregar muito para que eu consiga uma vaga de forma mais rápida. Nós estudamos sobre a importância da metrologia e matemática no mercado, foi muito bom”, descreveu.

Projeto

Lançado em 2021, o projeto “Qualificar é o Caminho Certo para Empregar”, tem como missão disseminar e promover políticas públicas voltadas à geração de emprego, renda, desenvolvimento social e econômico ao público em geral.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Foto – Divulgação / Semtepi