Prefeitura garante serviços essenciais no feriadão de Corpus Christi

07/06/2023 11h23

A Prefeitura de Manaus divulga o funcionamento dos serviços essenciais à população nesta quinta e na sexta-feira, 8 e 9 de junho, feriado nacional e religioso consagrado a Corpus Christi e ponto facultativo no município, respectivamente.

Os serviços essenciais de saúde administrados pela rede municipal serão mantidos durante o feriado de Corpus Christi, na quinta-feira, 8/6, e no ponto facultativo da sexta-feira, 9/6. A Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) gerencia quatro serviços que ficam à disposição da população todos os dias, inclusive, nos fins de semana e feriados.

A Maternidade Dr. Moura Tapajóz, no bairro Compensa, zona Oeste da capital, funciona em regime de plantão 24 horas, todos os dias, assim como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que pode ser acionado para casos de urgência pelo número 192.

A população poderá também buscar serviços básicos da Atenção Primária, como vacinação do calendário básico, testes rápidos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e procedimentos no Sistema de Regulação (Sisreg), na clínica da família Carmen Nicolau, localizada na rua Santa Tereza D’Ávila, s/nº, bairro Lago Azul, zona Norte, das 8h às 18h.

O Centro de Emissão de Declaração de Óbito por Causa Natural em Domicílio (Cedo) atende os usuários, das 8h às 18h, por meio do número (92) 98842-8437. Os demais estabelecimentos da rede municipal de saúde retomam as atividades na segunda-feira, 12/6.

Limpeza

Uma força-tarefa da Secretaria Municipal de Limpeza Urbana (Semulsp) atuará, no feriado, para atender com serviços de limpeza o complexo turístico Ponta Negra, a área central da cidade, por conta da procissão de Corpus Christi, e arredores da feira da Manaus Moderna, assim como outros pontos estratégicos de Manaus. O serviço de varrição será em regime de plantão, enquanto os coletores não irão parar nos próximos dias.

Feiras e mercados

A Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio informal (Semacc) irá funcionar, normalmente, durante o feriado de Corpus Christi, no mercado municipal Adolpho Lisboa e nas quatro feiras abastecedoras de Manaus.

O mercado municipal Adolpho Lisboa, na avenida Lourenço Braga, Centro, estará aberto das 6h às 17h. As feiras municipais Coronel Jorge Teixeira (Manaus Moderna) e da Banana, ambas no Centro, funcionam das 3h às 18h. A feira municipal do Produtor, da zona Leste, abre as portas das 6h às 18h. A feira da Panair, bairro Educandos, zona Sul, recebe o público das 6h às 18h. Já o tablado do peixe, na mesma feira, funciona das 18h às 6h.

A Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi) divulga que, na quinta-feira, 8/6, as galerias populares Espírito Santo e Remédios, Centro, zona Sul, e o shopping Phelippe Daou, zona Leste, funcionarão das 8h às 15h. Já na sexta-feira, 9/6, os espaços funcionarão em horário normal, das 8h às 18h.

Sine Manaus

A Semtepi informa que o atendimento nos postos do Sine Manaus, localizados na avenida Constantino Nery, zona Sul, e no shopping Phelippe Daou, zona Leste de Manaus, estarão suspensos durante os dias 8 e 9/6. As atividades retornam normalmente na segunda-feira, 12/6. Não é necessário fazer agendamento prévio para acessar os serviços. A população pode se dirigir a um dos postos, portando os documentos originais e o cartão de vacinação, com o esquema vacinal completo contra a Covid-19, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h.

Texto – Divulgação/Semsa/Semacc/Semulsp/Semtepi

Fotos – Dhyeizo Lemos/Semcom (Limpeza), Arquivo/Semsa (Samu) e Arquivo/Semcom (Mercadão)