Manas Hub conquista o 1º lugar com app de babás em Inovathon Manaus 2023

24/07/2023 10h40

Vista como uma oportunidade de transformação inovadora, a competição de ideias “Inovathon Manaus 2023 – Inove, desafie-se e deixe sua marca no futuro”, promovida pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), e do Fundo Municipal de Empreendedorismo e Inovação (Fumipeq), encerrou, na noite de domingo, 25/7, com o anúncio das equipes vencedoras no Casarão da Inovação Cassina, no centro histórico.

Com a duração de três dias, a maratona teve sua primeira edição de 2023 executada pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com o objetivo de criar um ambiente propício para que ideias inovadoras ganhem espaço nas soluções para problemas na cidade e promover o desenvolvimento de projetos que possam trazer benefícios em qualquer setor ativo da capital.

“Nós vivemos tempos desafiadores, onde a inovação e o pensamento criativo são mais necessários do que nunca. E é com esse propósito que o ‘Inovathon’ nasceu. Essa competição visa estimular o espírito empreendedor e a capacidade inventiva de nossos cidadãos, encorajando-os a pensar além dos limites e a encontrar soluções inovadoras para os problemas que enfrentamos diariamente”, frisou o titular da Semtepi, Radyr Júnior.

Ao todo, foram seis equipes formadas: Medclick, criadora do app de atendimento médico on e off-line; Startup social Ateliê Amazonas, que qualifica mão de obra de corte e costura para comunidades ribeirinhas, indígenas e pessoas em situação de vulnerabilidade social; Ureversed, com app de compra e venda de produtos recicláveis. Entre essas, estão as vencedoras: Ajuda Eu, que idealizou o app de intermediação de serviços de construção civil e pequenos reparos, que ficou em 3º lugar; Lug, com a criação do aplicativo de aluguel de itens e equipamentos, em 2º lugar; e a Manas Hub, com o app de babás, desenvolvido a partir da necessidade de oferecer cuidados infantis adequados e adaptados às necessidades individuais de cada criança, que  conquistou o 1º lugar na competição.

Conforme a participante da equipe Manas Hub, Hosana Cardoso, o Inovathon foi uma experiência enriquecedora. Segundo ela, investir na criatividade dos manauaras é estar pavimentando o caminho para um futuro mais promissor.

“Primeiramente, quero agradecer à equipe da Semtepi e ao Sebrae. Fiquei muito feliz em participar desse momento tão especial. Esse é o primeiro evento de inovação que participo e foi uma experiência muito maravilhosa, principalmente a mentoria. Quero que a minha startup chegue até às pessoas, porque é uma causa muito nobre. E eu estou muito satisfeita com toda a programação”, declarou Hosana.

Inovathon

Como parte do edital “Mais Inovação”, o Inovathon é uma competição de ideias, oriunda do Edital 002/2022 – Fumipeq/Semtepi, promovido pela Prefeitura de Manaus, por meio da Semtepi, com execução do Sebrae. O evento busca revelar talentos para o mercado de tecnologia e inovação, suprindo a demanda por profissionais qualificados no Polo Industrial de Manaus (PIM) e no mercado de trabalho local.

Texto – Fabiane Monteiro / Semtepi

Fotos – Divulgação / Semtepi