Equipes avançam com ideias inovadoras para o futuro da cidade no 2º dia do ‘Inovathon’

22/07/2023 16h57

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho, Empreendedorismo e Inovação (Semtepi), encerra, neste sábado, 22/7, o segundo dia de atividades da maratona “Inovathon Manaus 2023 – Inove, desafie-se e deixe sua marca no futuro”, que faz parte do edital “Mais Inovação”.

A competição de ideias é realizada no espaço de coworking do Casarão da Inovação Cassina, localizado no centro histórico da capital.

Executado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o Inovathon tem por objetivo criar um ambiente propício para a geração de soluções inovadoras, identificação de problemas relevantes e construção de ideias que atendam aos interesses da sociedade, por meio da inovação.

“As equipes estão trabalhando muito nas ideias inovadoras e desenvolvendo seus materiais neste fim de semana. São bons produtos, e daqui sairão excelentes propostas que gerem riquezas e soluções para nossa cidade. Hoje o dia foi puxado, durante as pausas, eles conseguiram tirar todas as dúvidas e a nossa expectativa é de que esse trabalho final tenha um resultado inovador”, destacou a mentora Gracyane Raittz.

Na manhã do segundo dia de atividades, os participantes passaram pela fase da construção de ideias, e prestigiaram dois workshops de “Design Thinking” e “Canvas Business Model”, e a mentoria sobre a importância do trabalho em equipe e o desenvolvimento de produtos.

Já pela tarde, as seis equipes puderam aprender mais sobre marketing digital, canva design gráfico, estratégias de comunicação e uso de ferramentas, além das fases finalísticas como a produção MVP (Minimum Viable Product, em português “Produto Mínimo Viável”), precificação, modelagem de negócios e muito networking

Sob o formato de mapeamento, o produto da participante Dayane Costa, da equipe Agro Amazônia, já saiu do papel, e a estudante de contabilidade garante que até amanhã a competição trará incríveis soluções e resultados grandiosos.

“Essa é a terceira vez que participo de um Hackathon, e esse, como meu primeiro Inovathon, vai agregar mais experiências para minha carreira. A minha equipe está montando a ideia de um negócio para valorizar os agricultores rurais, gerando o crescimento econômico da nossa região. Quero agradecer à Semtepi e à prefeitura pela participação nesse grande evento, que propõe solucionar os problemas da nossa cidade”, explicou a competidora.

Programação do 3º dia

The Competition

8h – 9h – Workshop 7 – Validação de Mercado (Gracyane Raittz)

9h – 10h – Lanche livre