Prefeitura de Manaus promove primeiro encontro com assessores da Semed do Projeto ‘Educação para a Diversidade’

13/03/2023 17h08

Aprofundar aspectos da educação para a diversidade, integrando diferentes saberes e ferramentas, em vista da formação integral da pessoa humana. Com esse objetivo, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou o primeiro encontro do projeto “Educação para a Diversidade”, nesta segunda-feira, 13/3.

O evento reuniu aproximadamente 60 profissionais da educação, entre assessores pedagógicos e interdisciplinares das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Norte, Sul e Leste 2, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria, no bairro Adrianópolis, zona Centro-Sul.

Na oportunidade, os educadores debateram sobre educação para a diversidade no contexto migratório, na construção de uma cidadania com equidade e justiça social. De acordo com o professor articulador da equipe de adversidades da DDPM, Edeney Salvador, é o primeiro encontro com os educadores no total de oito módulos que vão aprofundar a temática.

“É um projeto que iniciamos ano passado sobre os temas da diversidade como questão de gênero e sexualidade, educação ética e cidadania e transversalidade e étnico religiosa. São esses três pilares que vamos desenvolver com os professores, é assim eles vão ter uma ferramenta para ser aplicada em sala de aula”, explicou o professor.

Com um total de 70 unidades de ensino da DDZ Leste 2, o gerente pedagógico José Augusto Cordeiro disse que o encontro é fundamental, para a equipe de 16 assessores pedagógicos aprenderem mais sobre o tema.

“É uma formação que nos possibilita dar o melhor atendimento para a nossa comunidade estudantil, para os pais porque isso é um assunto importantíssimo e tem a ver com a identidade das pessoas. A Prefeitura de Manaus se preocupa com essa questão da diversidade no ambiente escolar”, salientou Cordeiro.

Segundo a assessora pedagógica Waldenice Barreto, da DDZ Sul, a divisão realiza um trabalho muito grande com 69 escolas. Para ela, essa ação foi muito proveitosa para a execução das atividades pedagógicas nas unidades de ensino.

“Quero parabenizar a Semed por oferecer a capacitação porque essa temática faz parte também da Base Nacional Comum Curricular, principalmente na matriz curricular dos nossos alunos que vão fazer a prova do Saeb. Com isso, nós vamos nos atualizar e escolher as metodologias corretas para se trabalhar dentro das salas de aula”, finalizou.

A programação do primeiro módulo do projeto “Educação para a Diversidade” segue nesta quarta-feira, 15/3, na DDPM, beneficiando os assessores pedagógicos e interdisciplinares das DDZs Leste 1, Oeste, Centro-Sul e Rural da Semed.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed