Exposição da Prefeitura de Manaus e Unfpa Brasil recebe público juvenil na zona Leste até sexta-feira, 15/3

12/03/2024 11h03

Expo do Cuidado #paratodosverem – Estudante participando de atividade durante a Expo do Cuidado

Exposição interativa itinerante com foco na prevenção da gravidez não intencional na adolescência, a “Expo do Cuidado” segue aberta até esta sexta-feira, 15/3, no Centro Integrado Municipal de Ensino (Cime) Artur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, localizado na rua dos Açaizeiros, nº 802, bairro São José, zona Leste. Realizada pela Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), em parceria com o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) Brasil, a exibição é voltada a jovens de 12 a 19 anos, informando e sensibilizando sobre temas como corpo, saúde, direitos e relacionamentos respeitosos.

Na mostra, que tem apoio da Organon e execução da Iaí Promoções, os jovens visitantes têm acesso a conteúdos e atividades interativas e dinâmicas, distribuídas em cinco espaços/estações temáticas. As visitações ocorrem pela manhã e à tarde, conduzidas por monitores, que esclarecem dúvidas e estimulam os adolescentes a refletir sobre seus direitos, seus cuidados com a saúde, violência, comportamento, e o que cada um deseja para o seu futuro.

Conforme a chefe do Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e Adolescente da Semsa, Janaína Sá Terra, a exposição atualmente no Cime Artur Virgílio Filho lança mão de uma linguagem lúdica para tratar de temas ligados à gravidez na adolescência, como escolhas, direitos, prevenção e contracepção, propondo uma comunicação direta e incentivando a troca de ideias entre o público juvenil.

“A mostra ‘fala’ de igual para igual com os adolescentes, com textos em linguagem clara e conteúdos dinâmicos e coloridos, tudo para incentivar os jovens a refletir sobre as consequências de uma gravidez precoce e suas opções de prevenção”, assinala.

Itinerante

A “Expo do Cuidado” foi inaugurada no Cime Artur Virgílio no dia 4/3, em um evento com a participação de gestores e servidores da Semsa e da Semed, e de representantes do UNFPA Brasil e da Organon. Após passar pela unidade de ensino da zona Leste, a mostra será remontada na escola municipal Engenheiro João Alberto Menezes Braga, na zona Norte, onde ficará em cartaz de 20/3 a 4/4.

Nas duas escolas, a mostra tem expectativa de alcançar mais de 1.300 estudantes do 6º ao 9º ano e do Ensino Médio. Sessenta profissionais da assistência básica em saúde atuam na exibição como monitores e pessoal de apoio, entre enfermeiros, assistentes sociais, psicólogos, técnicos de enfermagem e agentes de saúde.

Após a apresentação nas duas escolas, a “Expo do Cuidado” será doada pelo UNFPA à Semsa Manaus, que irá levar a mostra interativa a outros espaços, em conjunto com a Semed.

Temática atual

A gravidez na adolescência, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), é aquela que ocorre entre jovens na faixa etária de 10 a 19 anos completos. Janaína pontua que a situação traz forte impacto sobre as jovens mães, que precisam assumir responsabilidades e se dedicar quase que exclusivamente aos bebês. A falta de preparo emocional e de apoio, inclusive financeiro, são outros fatores que pesam sobre as adolescentes nessa condição.

“A gestação prematura ainda implica risco à saúde, principalmente entre meninas de 10 a 14 anos. Isso porque há maior risco de complicações como parto prematuro ou mesmo morte materna, pois o corpo não está completamente preparado para a concepção”, aponta a gestora.

Dados do UNFPA apontam que 500 mil meninas de 10 a 14 anos tornaram-se mães em 2021 em todo o mundo. No Brasil, conforme pesquisa recente do Ministério da Saúde, mais de mil bebês filhos de mães menores de 20 anos nascem a cada dia, sendo que 66% das gestações na adolescência são não intencionais.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Divulgação / Semsa