Prefeitura de Manaus realiza oficinas para mães de alunos PcDs

23/08/2023 16h17

Como parte da programação da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 23/8, oficinas de toalhinhas decorativas, maquiagem e estética, materiais pedagógicos adaptados, bolo no pote, artesanatos: motivos natalinos com feltro e uma palestra com tema “Empreendedorismo”.

A semana iniciou na última segunda-feira, 21, e segue até o dia 28/8, com diversas ações para promover a conscientização sobre a importância da inclusão de pessoas com deficiência em todos os aspectos da sociedade.

O evento faz parte da ação “Mães Empreendedoras”, de alunos da Educação Especial na rede municipal de ensino. O objetivo é decorar toalhinhas como forma de empreender com as vendas destes produtos.

A atividade ocorre em unidades de ensino estratégicas em todas as zonas da cidade. No total, são 170 escolas, que atendem pouco mais de mil alunos da Educação Especial, do 1º ao 9º ano do ensino fundamental, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e salas de recursos.

A gerente da Educação Especial da Semed, Amanda Macanoni, percorreu as escolas polos para acompanhar de perto a programação, que ofereceu para as mães desses alunos uma opção de aprendizado para uma renda extra em diversos segmentos.

“Nós estipulamos oficinas de empreendedorismo para que as pessoas possam desenvolver uma atividade. No caso dessa zona, foi para fazer toalhas decorativas. Depois, vão poder fabricar, proporcionar isso dentro das casas para que possam vender e ganhar algum recurso. Não só isso, mas a gente está promovendo a distração, o acolhimento, enfim, uma válvula de escape para que possam realmente continuar nessa rotina, que é ser mãe de um estudante com deficiência”, completou.

Ação

A escola municipal Leonor Uchôa de Amorim, no bairro São José 1, foi polo da oficina materiais pedagógicos adaptados das escolas das DDZs Leste 1 e 2. A professora da sala da classe especial da escola, Alessandra Cavalcante, disse que foi uma oportunidade grande para os responsáveis.

“Esse momento é muito importante tanto para os pais como também para a comunidade, porque é um momento onde a família se aproxima da escola vendo também como uma oportunidade de empreendedorismo. Com isso, as mães começam a ter um a visão, um novo olhar de que elas podem estar mais próximas de seus filhos aprendendo uma nova profissão. Nesse curso, é um momento, onde elas estão aprendendo que o material de se adquirir tem um baixo custo e tem também uma demanda grande, porque essas toalhinhas sempre muito procuradas no dia a dia”, disse.

A doméstica Patrícia Siqueira Medeiros, de 40 anos, mãe do aluno da sala de recursos, Júlio Franco Medeiros, de 13 anos, da escola municipal Antonina Borges de Sá, no bairro São José 2, foi convidada para participar da atividade e não pensou duas vezes.

“Nunca participei antes, mas essa é a primeira vez. Levo como experiência para eu fazer no dia a dia e ganhar um dinheiro extra. Espero ter mais essas oficinas para nós. Já penso em produzir as minhas toalhinhas e começar a vender, onde eu aprendi como se faz, como oferecer as pessoas, enfim, tudo isso. Gostaria que fosse investido mais esse tipo de evento, mas tive essa chance muito boa e vou levar para o resto da vida”, completou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Ulisson Santos / Semed