Semed homenageia servidoras destacando a importância que elas têm na educação municipal

Por Prefeitura de Manaus

08/03/2024 15h53

Icone audio
Dia da Mulher #paratodosverem – Professora e estudantes durante homenagem ao Dia Internacional da Mulher

Nesta sexta-feira, 8 de março, é comemorado o Dia Internacional da Mulher, data que reforça a luta e a importância das mulheres na sociedade. Na Secretaria Municipal de Educação (Semed), isso é muito mais significativo, uma vez que dos cerca de 15 mil servidores, quase 11 mil são mulheres, ou seja, 73,3% dos profissionais que trabalham com educação na Prefeitura de Manaus são do gênero feminino.

As áreas de atuação são diversas, podem ser professoras em sala de aula, pedagoga, secretária escolar, gestora de escola, assessora pedagógica, cargos de gerência, chefia e até o cargo máximo, de secretária de Educação, ocupado pela professora Dulce Almeida.

Uma das mulheres que estão à frente do processo pedagógico do ensino da capital amazonense é a educadora Nazaré Ruiz. Ela é professora de anos iniciais, atuou como professora do antigo programa aceleração da aprendizagem, como coordenadora de Telecentro e atualmente está como assessora pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Centro-Sul.

Segundo a educadora, que tem 19 anos de Semed, a mulher é vital no processo educacional, justamente pela sua essência feminina.

“Primeira coisa que é importante salientar que gosto do campo de atuação que escolhi como profissão, que faço isso por amor. Ser educadora para mim é sentir fazer parte do processo de desenvolvimento do cidadão, pois é na escola que as crianças têm, na sua grande maioria, as primeiras experiências sociais fora da família. Eu poderia dizer, ainda, que a nossa importância como mulher no processo pedagógico é vital por termos a experiência e a cultura no lidar com a criança”, frisou a educadora.

Além dela, a rede municipal de ensino conta, desde 2018, com a dedicação da educadora Ana Cássia Rocha, da escola municipal Professora Poetisa Cora Coralina. Sobre a data do dia das mulheres, ela frisa que as mulheres querem muito mais do que homenagens e diz também que se sente atuante no processo de ensino da rede municipal de ensino.

“Mais do que homenagem no Dia Internacional das Mulheres, queremos ter nossos direitos respeitados em todas as circunstâncias. Queremos que nossa segurança, integridade física e emocional e participação sejam garantidas. Como professora e mulher, me sinto atuante no processo de desconstrução de alguns paradigmas, machismos, preconceitos e estereótipos. E me sinto feliz por poder contribuir nesse trabalho, na construção de uma sociedade, de novos cidadãos”, disse Ana.

Homenagens

O subsecretário de Gestão Educacional, Junior Mar, por meio de uma mensagem de homenagem destacou a importância das mulheres para o trabalho pedagógico que é feito nas escolas e demais espaços do órgão, destacando que é uma honra para a Semed poder contar com elas.

“A educação é composta por muitas mulheres. A gente olha para Semed e encontra o público feminino de docentes em sua maioria e nós confiamos muito no trabalho que elas desenvolvem na sala de aula, nas nossas DDZs, na sede, no dia-a-dia, em todo o cuidado que elas têm pelas nossas crianças, em todo o zelo pela educação, pela aprendizagem e, isso, se reflete em resultados”, afirmou.

Ainda de acordo com Junior Mar, as professoras alfabetizadoras da Semed, por exemplo, alcançaram um resultado expressivo de mais de 83% de alfabetização de crianças do 3º ao 9º ano do ensino fundamental.

“Então nos sentimos honrados em ter esse público docente feminino, que traz muita qualidade para as nossas escolas e que consegue alcançar socialmente e pedagogicamente todas as crianças, jovens e adultos atendidos pela Semed. Que Deus abençoe e parabéns a todas as mulheres da nossa secretaria”, concluiu o subsecretário.

— — —

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Ulisson Santos e divulgação / Semed