Alunos da Prefeitura de Manaus participam da formatura do ‘Proerd Kids’

31/08/2023 15h13

Alunos do 1º ao 4º ano da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, na manhã desta quinta-feira, 31/8, da formatura do “Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (Proerd) Kids”. No total, foram 520 estudantes das escolas municipais Maria Rufina, Alvorada, República do México e Martinha Corrêa, ambas em Flores, no período de março a agosto, alusivo ao 1º semestre, no auditório do Parque Municipal do Mindu, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul da cidade.

O Proerd aplica técnicas centradas na resistência à pressão de grupos, auxilia na tomada de decisões para dizer não às drogas e também desenvolve de habilidades motivadoras. Além disso, é um programa estratégico que objetiva educar, com atividades interativas auxiliadas pelo policial instrutor Proerd e pelo professor.

A secretária da Semed, professora Dulce Almeida, destacou a importância do programa dentro da rede municipal de ensino e a parceria com a Polícia Militar com profissionais da instituição, que trabalham com os alunos de uma maneira pedagógica e de prevenção.

“Fui ao Parque do Mindu para um evento do Proerd de três escolas municipais nossas. O Proerd é um programa, em parceria com a Polícia Militar, que cuida para a gente reduzir as questões das drogas, na segurança das escolas, enfim, é muito lindo ter três unidades de ensino aqui. Esse trabalho de resgate social realizado na Semed é muito bom”.

Para o subcoordenador do Proerd, Capitão Uritima, da Polícia Militar, a iniciativa realizada pela instituição, em parceria com a Semed, é fundamental para estudantes, pais e professores.

“Nosso trabalho vem da base, no qual acreditamos que as crianças absorvem muito bem quando estão nos primeiros anos de aprendizagem. Nós iniciamos nosso trabalho com o Proerd Kids, essa atenção inicia na base, porém, já temos instrutores especializados que fizeram cursos fora pelo Proerd, para atender também os pais e o ensino médio. Essa prevenção é nosso objetivo e assim vamos torná-los cidadãos fortes e preparados”, disse.

O aluno do 4º ano do ensino fundamental, Keirryson Gustavo Gonçalves, de 10 anos, da escola municipal Martinha Corrêa, Flores, zona Centro-Sul, foi um dos estudantes que participaram da formatura. Para ele, esse foi um aprendizado muito importante e especial.

“Eu gostei muito da formatura, não fiquei muito nervoso. Eu aprendi que tem de ficar longe das drogas e dizer sempre não à violência. O Proerd me ajudou muito, porque fiquei mais educado e não baguncei tanto em sala de aula”, contou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed