Representantes da prefeitura participam da abertura de encontro nacional dos conselhos de educação

12/09/2023 13h47

Conselheiros municipais de Educação da capital e do interior do Amazonas, além de representantes da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta terça-feira, 12/9, da abertura do 14º Encontro Estadual da União Nacional dos Conselhos Municipais de Educação (UNCME) com o tema: “O papel dos conselhos municipais de educação na consolidação do direito à educação de qualidade”. O evento, que finaliza nesta quarta-feira, 13/9, ocorre no auditório Luiz Geraldo Pontes Teixeira da secretaria, bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

O objetivo do encontro é estimular a troca de experiência entre conselhos, discutindo estratégias de interação, divulgação e atuação junto à população local. A programação conta com apresentação cultural, diálogo com os participantes, mesas temáticas, mediadoras, palestrantes das mesas temáticas, entre outros.

De acordo com o coordenador da UNCME Amazonas, Luiz Carlos Castelo, o encontro é uma oportunidade para debater temáticas relevantes em prol da educação, na capital e no interior do Amazonas, em todas as modalidades de ensino.

“O intuito é refletir sobre o papel desses órgãos que compõem o sistema de ensino e tem como uma das funções a fiscalização, sobretudo, a defesa dos direitos à educação. Também buscamos extrair dos planos municipais de educação que reproduziram de uma forma o plano nacional três metas essenciais. A educação infantil é um grande desafio, a questão da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que a princípio era uma política transitória, e por fim, a educação inclusiva, que permeia todos os planos de educação e a gente quer saber como incluir”, comentou.

Segundo o presidente Nacional da UNCME, Humberto Gonzaga, o debate com representantes de várias cidades do interior do Amazonas, além de Manaus, só vem contribuir para a qualificação da educação em todos os níveis.

“Cada Estado realiza um encontro, discute as políticas estaduais e municipais, no tocante aos conselhos municipais e culminam no nosso encontro nacional, que será realizado no mês de novembro, em Nova Petrópolis, no Rio Grande do Sul. É um momento de discussão muito amplo, muito rico para que os conselheiros saiam devidamente preparados para enfrentar, no final do ano, o critério básico da educação nacional, especificamente no Amazonas “, completou.

Animado com o encontro e a participação de conselheiros educacionais de várias cidades, o presidente do Conselho Municipal de Educação (CME), Evaldo Bezerra, espera bons resultados e que os educadores saiam com muitas informações e um aprendizado para colocar em prática no dia a dia.

“Esse encontro é muito proveitoso para a educação do Amazonas, até porque todos os municípios do Estado. Vamos estar tratando aqui, acredito da maior temática de todos os tempos, que é a educação e a melhoria desse processo. Os conselhos exercem justamente um papel fundamental de colaboração e participação, que agregam realmente essas questões educacionais em cada município”, disse.

Com 9 mil alunos, da educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), a presidente do Conselho Municipal de Educação e do Fundeb do município de Careiro Castanho, Aparecida Vieira Coelho, espera levar muitas informações para ajudar no processo de ensino aprendizagem em sua cidade.

“O tema do encontro já vem centralizando o papel dos conselhos municipais, que é de grande relevância para o município. Estamos participando para levar esse conhecimento e algumas implantações das temáticas abordadas nesses dias para chegar em nosso município e ter foco, implantar mesmo essa diversidade, como diz o tema”, relatou.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Salomão Júnior/ Semed