Prefeitura de Manaus e faculdade Estácio lançam projeto ‘Saúde Mental na Escola’

Por Prefeitura de Manaus

14/03/2024 14h45

Icone audio

Aproximadamente 2 mil alunos do 9º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), serão beneficiados com a implantação do projeto “Saúde Mental na Escola”, em parceria com afaculdade Estácio do Amazonas. No total, serão beneficiadas dez unidades de ensino de toda rede municipal, que terá o acompanhamento pedagógico e desenvolvimento do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi), da secretaria.

O projeto será conduzido por alunos finalistas do curso de psicologia da faculdade. Cada escola municipal terá um total de quatro encontros, sendo um semanal na unidade de ensino. O trabalho pedagógico será na análise as necessidades observadas no dia a dia escolar, promoção de orientações, rodas de conversa e na escuta preliminar dos alunos, com o intuito de promover o gerenciamento das emoções, bem como alívio das angústias e medos, além do fortalecimento da autoestima do indivíduo, entre outros benefícios.

Positivo

A escola municipal São Pedro, bairro Compensa, zona Oeste, com 639 alunos do 6º ao 9º ano nos dois turnos, foi a escolhida para sediar a abertura do projeto na rede municipal. A palestra de apresentação do projeto reuniu os alunos do 9º ano do turno matutino.

Para Gustavo Aguiar, 14, a presença dos profissionais de psicologia vai ajudar muito todos os estudantes. “Achei importante ter um psicólogo na escola para poder conversar, falar sobre o futuro. Uma vez eu precisei ir de um profissional assim, mas minha mãe não tinha dinheiro. Ela conversou comigo e me abri para ela. É bom poder contar um pouco do que estou passando. Por exemplo, há seis meses, eu perdi um irmão, eu não tinha ninguém para conversar na época, mas agora eu tenho”, disse.  

O coordenador do Nupi da Semed, Ricardo Simões, explica que esse é mais um trabalho que a secretaria inicia, agora com a faculdade Estácio, que chega para contribuir com os programas já existentes na rede municipal, o que será positivo para todos.

“Esse trabalho visa, de forma bem objetiva, acolher o aluno, para que ele possa ser auxiliado nas questões que envolvem a área da psicologia. E, a partir da identificação dessa equipe da faculdade, caso o aluno precise de um atendimento clínico, ele receberá na própria instituição parceira. Os resultados disso são altamente positivos, porque melhora a convivência, o relacionamento e a autoestima. A partir daí esse aluno será inclusivo, trabalhando de forma que ele possa estar dando os melhores resultados, tanto para a escola, mas, sobretudo, para ele e a família”, disse.

Para a coordenadora do curso de psicologia, Fabiane Silva, é um trabalho de parceria que vai beneficiar a rede municipal, em especial os alunos que vão ter todo um cuidado dentro da temática.

“A Semed está sendo pioneira ao trazer esse acompanhamento para dentro das escolas. Nós estamos aqui para desenvolver, inicialmente, na São Pedro, no bairro Compensa. É um projeto itinerante, pelo qual vamos atender várias escolas, desenvolvendo ações dentro da realidade de cada unidade. É um projeto de grande importância, não só para o Estado, mas para cada indivíduo que vai ter a oportunidade para se manifestar”, contou.

— — —

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBhxzH