Prefeitura encerra a Semana da Literatura Amazonense com alunos do Cemeapi com exposição literária

Por Prefeitura de Manaus

11/04/2024 21h05

Icone audio
#paratodosverem – alunos do Cemapi em apresentação

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta quinta-feira, 11/4, uma exposição literária que marcou o encerramento da Semana da Literatura Amazonense das turmas do Centro Municipal de Escolarização do Adulto e da Pessoa Idosa (Cemeapi) da rede municipal de ensino. A atividade, que reuniu mais de 100 idosos atendidos pelo projeto, em diferentes pontos de Manaus, aconteceu na Praça dos Arcos, localizada no Parque Municipal do Idoso, situado no bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul.

O evento teve a finalidade de divulgar a literatura local, bem como seus escritores, promovendo e estimulando a leitura de obras de autores amazonenses, de forma a valorizar a literatura para uma identificação da cultura local.

Segundo a coordenadora geral do Cemeapi, Joseane Silva, o evento também foi o encerramento de um trabalho pedagógico feito em meses anteriores com obra literária de uma artista local.

“Hoje está acontecendo o encerramento da semana da literatura amazonense, com a exposição literária dos nossos alunos do Cemeapi que desenvolveram um trabalho durante os meses de março e abril com o livro Fábulas e Apólogos da Amazônia e, hoje, eles apresentam diversos trabalhos, tanto de forma falada, como também de forma escrita”, explicou Joseane.

O livro trabalhado pelos alunos do Cemeapi tem 20 capítulos, divididos em 109 páginas. A escritora da obra, Adriana Silva, que participou da atividade disse estar alegre por ver que sua obra, que retrata a cultura amazonense, está sendo difundida com alunos da rede municipal de ensino. 

“Enquanto escritora, estou muito feliz, porque com essa ação, meu livro está chegando nas mãos de mais leitores e porque tem pessoas empenhadas em oportunizar a leitura da nossa região, o teor da nossa região, ou seja, a nossa regionalidade, algo do contexto amazônico, porque tudo isso é ilustrado no meu livro. Então, o sentimento de hoje, por isso, é de gratidão e felicidade”, disse Adriana.

O evento contou com contação histórias, declamação de poesias, interpretações e encenações artísticas, feitas pelos alunos do Cemeapi, com a orientação dos seus respectivos professores.

A maioria dos alunos estavam envolvidos na ação e foi o caso de Elizete Furtado, de 70 anos, aposentada e estudante da 3ª fase da Educação de Jovens e Adultos na Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI), localizada no bairro Santo Antônio, zona Oeste.

Segundo a idosa, o momento foi interessante, porque além dele oportunizar conhecimento, serviu para interagir com outros estudantes da terceira idade, atendidos pelo Cemeapi da Semed.

“Aqui aprendemos, rimos, conhecemos outros estudantes do Cemeapi, ou seja, além de aprendemos coisas novas podemos, por exemplo, interagir com pessoas que até então não conhecíamos”, afirmou Elizete.

— — —

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed