Educação Municipal de Manaus alcança nota histórica no Ideb 2023

23/04/2024 13h48

Ideb #paratodosverem – Prefeito David Almeida, acompanhado de servidores da Semed, durante anúncio do resultado preliminar do Ideb 2023

Em coletiva à imprensa nesta terça-feira, 23/4, o prefeito de Manaus, David Almeida, acompanhado da titular da Secretaria Municipal de Educação (Semed), professora Dulce Almeida, e toda equipe da pasta, anunciou o resultado preliminar do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) que alcançou uma nota histórica. A educação básica nos anos iniciais (5º ano) atingiu 6,2 e anos finais (9º ano), ficou com 5,2. A divulgação aconteceu no auditório da rede municipal de Educação, localizada na avenida Maceió, bairro Parque 10 de Novembro, zona Sul da cidade.

Esse resultado na avaliação é fruto do trabalho desenvolvido pelos professores em sala de aula, da dedicação dos alunos, do apoio das famílias e de todos que contribuem para educação de qualidade na cidade de Manaus.

O prefeito David Almeida parabenizou todos os envolvidos nessa grande conquista e afirmou estar satisfeito com esse resultado.

“Se compararmos Manaus entre cidades com até dois milhões de habitantes, certamente estaremos entre as primeiras capitais com a melhor nota, tenho certeza de que é isso que vai acontecer. Já estou muito satisfeito e feliz com esse resultado e tudo isso é graças ao trabalho de todos que se dedicam a uma educação de qualidade. Os profissionais de Educação da Semed podem dormir tranquilos, o resultado mostrou o trabalho de todos”, afirmou Almeida.

Durante o evento, também foi anunciado que as escolas que atingiram as metas propostas pela Prefeitura de Manaus receberão o 14º e 15º salários ainda no mês de agosto e bonificação de mil a R$ 3 mil, de acordo com a carga horária, para todos os profissionais da educação, que será pago no mês de julho.

“Lembro do desafio que eu fiz aos professores há uns dois anos e eu sabia que não seria fácil, porque tínhamos que trabalhar com um grande índice de analfabetismo, pois estávamos saindo de uma pandemia, de aulas on-line, mas toda a equipe de educação conseguiu fazer com que esses números sumissem e cumpriram com o combinado. As escolas que atingiram e ultrapassaram a meta vão receber 14º e 15º e todos os profissionais uma bonificação”, disse David Almeida.

No último Ideb, em 2021, a rede municipal de educação ficou com 5,5 nos anos iniciais e 4,8 nos finais. Para buscar o crescimento no índice, a Semed criou o “Educa+Manaus”, um programa revolucionário, que beneficiou mais de 30 mil estudantes, do 5º e 9º ano, do ensino fundamental de 330 escolas. O “Educa+” promoveu simulados, o 6º tempo com aulas de reforço nas disciplinas de língua portuguesa e matemática, e ainda sequência didática, formação integrada pró-Saeb e acompanhamento familiar.

“A gestão do prefeito David sempre confiou no nosso trabalho, desenvolvemos atividades sempre na busca de melhorar a educação municipal pública e o resultado está aí. Estamos extremamente felizes, não foi nada fácil, mas o desafio motivou todos que fazem parte desse processo. Nós temos um gestor que acredita na nossa força e não decepcionamos, só gratidão por esses resultados”, enfatizou Dulce Almeida.

Para o diretor da escola municipal Vila da Felicidade, Francisco Sales, que fica no Mauazinho, zona Leste, o resultado já era esperado.

“Há 10 anos nossa escola está sempre entre as melhores notas nos anos iniciais, nós esperávamos uma boa nota, mas esse resultado surpreendeu e isso se deu pelas ações que já desenvolvemos desde o 1º ano e com a execução do ‘Educa+’. Estamos muito felizes e parabenizo a todos que trabalham na escola, os alunos e os familiares”, concluiu o gestor.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed