Projeto ‘Aldeia do Brincar’ expõe obras de artes das crianças de creche municipal

01/09/2023 14h45

Pinturas com as mãos, pés e colagem com folhas, barbantes, plásticos e papelão foram utilizadas pelas crianças da creche municipal Professora Eliana de Freitas, da Prefeitura de Manaus, na exposição “Aldeia do Brincar”, que faz parte do projeto “Baby Galery 2023 – Brincando e fazendo arte”. A mostra foi nesta sexta-feira, 1º/9, na entrada, nos corredores e nas salas da unidade de ensino, bairro Cidade Nova, zona Norte.

Essa é a 6ª edição do Baby Galery, que sempre desenvolve um tema; o deste ano foi a brincadeira infantil. Cada turma escolhe um artista inspirador e a professora trabalha o assunto com as crianças. No total, foram aproximadamente 220 obras de artes, feitas de forma individual e coletiva pelas crianças.

Segundo a gestora Nelciane Alencar, esse é um projeto realizado pela creche, que envolve as professoras, as crianças e os familiares. “Há seis anos é realizado esse projeto, que inicia em abril e encerra com a exposição no fim de agosto. Existem várias etapas trabalhadas em sala de aula com a professora, que vai desde a apresentação do artista escolhido pela turma e a confecção das obras de artes, que seguem as diretrizes do próprio artista escolhido”, informou a gestora.

A turma do maternal 2 homenageou o artista plástico André Hulk. Ele  é manauara, trabalha com grafite desde 2010 e a marca registrada dele é o uso da cor verde, para retratar o regionalismo amazônico, representado por um personagem indígena.

A professora da turma, Luciane Priante, conheceu o artista por intermédio de um programa de televisão. Ela contou que André visitou a creche e pintou com as crianças. “Ele visitou nossa creche, participou da nossa rodinha, onde conversou, contou história da Iara e cantou músicas. Dessas histórias e músicas foram criadas obras de artes, com pinturas e colagens. Esse tipo de atividade é muito importante para as nossas crianças, que desde cedo desenvolvem o interesse pela arte”, citou a professora.

Ao fim da exposição, as obras serão entregues aos pais ou responsáveis. Ingrid Araújo, mãe da pequena artista Luiza Beatriz Araújo, de 2 anos, disse que a arte da filha já tem local certo em casa. “Na estante da sala, é lá que vai ficar o quadro da minha filha e todo mundo que chegar em casa vai ver a arte que ela fez”, disse a mãe toda orgulhosa da filha, que utilizou barbante para fazer um desenho.

Texto – Érica Marinho/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed