Prefeitura inicia projeto ‘Acompanhamento Familiar’ 2024 na rede municipal de Educação

20/03/2024 16h21

Acompanhamento familiar #paratodosverem – Servidora da Semed auxiliando mãe e aluno durante projeto “Acompanhamento Familiar”

Com a proposta de tornar a escola um espaço mais democrático, onde seja possível desenvolver atividades pedagógicas, físicas, artísticas, culturais e de cidadania, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou, nesta terça-feira, 20/3, o projeto “Acompanhamento Familiar” 2024, que é uma das ações estratégicas do programa “Educa+Manaus”. Este ano, o acompanhamento acontecerá de forma bimestral, sendo duas Divisões Distritais Zonais (DDZ) por semana.

O atendimento será dividido em quatro eixos, onde cada eixo corresponde a um bimestre. No primeiro, o tema é “Escola acolhendo estudantes e pai”; no segundo “Estudante legal, é estudante na escola”; terceiro “Pais presentes, filhos brilhantes”; e o quarto “Cultura de paz”. Estão envolvidos no projeto estudantes do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

As DDZs Leste 1 e 2 iniciaram as ações do projeto, que aconteceu nas escolas municipais João dos Santos Pereira Braga e Maria Auxiliadora Santos Azevedo, com atividades de interação com os pais, com palestras, consultas médicas e o processo de encapar os livros, que deixou a aluna Bianca Canto, de 8 anos, do 3º ano muito feliz.

“Foi muito bom ter meu pai hoje aqui na escola comigo me ajudando a encapar os meus livros. Fiquei muito feliz em ter a ajuda dele nesse momento”, falou emocionada a estudante.

No total, cerca de 1.200 mil estudantes e 800 pais ou responsáveis das duas unidades de ensino participaram da ação, que é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege).

“Essa é uma ação desenvolvida pela rede municipal de ensino que deu muito certo em 2023, por isso estamos voltamos neste ano, mas com um formato diferente no qual a escola é protagonista e traz toda a realidade que vive, com a participação dos pais ou responsáveis onde terão momentos com os filhos desenvolvendo várias atividades que vai desde pedagógicas, físicas, palestras e consultas médicas”, explicou o diretor do Dege, Anézio Mar.

Taiana Oliveira é uma das mães que aproveitou esse momento junto com a filha Thayssa, de 8 anos. “Essa atividade é muito importante, não só para as crianças, mas também para os pais que tiram um dia para acompanhar o filho na escola e eles também ficam ansiosos para esse momento. Minha filha passou a semana toda perguntando se eu vinha mesmo. Eu acredito que a união entre escola e família só favorece para uma educação mais sólida”, concluiu Taiana.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed