Professores de Educação Física e Ciências da Prefeitura de Manaus participam de formação sobre o Saeb

10/03/2023 14h18

Com a temática “Currículo Escolar Municipal de Manaus e Matriz Saeb: tecnologias como estratégias de desenvolvimento de habilidades”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta sexta-feira, 10/3, o 1º Encontro Formativo para os professores de Ciências e Educação Física.

O encontro foi realizado em tempo integral, com participação de 200 educadores das modalidades de ensino, na Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) da secretaria, bairro Nossa Senhora das Graças, zona Centro-Sul da cidade.

A coordenadora da equipe da Rede Colaborativa de Formação Continuada da DDPM, Rosemi Araújo, destacou a importância da formação e o trabalho para que os educadores possam realizar um trabalho pedagógico satisfatório, nas unidades de ensino em que atuam.

“Essa formação vai impactar no trabalho da sala de aula, especialmente este ano, que tem Saeb. Para os professores foram trabalhadas as matrizes Saeb, de acordo com cada área, como ciências humanas, naturais e as linguagens”, completou.

A atividade contou com formadores da Rede Colaborativa de Formação Continuada da (RCFC) e Gerência de Tecnologias Educacionais (GTE) da DDPM/Semed. Uma das propostas é dialogar sobre a importância das matrizes de referência no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para o desenvolvimento das competências e habilidades, como proposto no Currículo Escolar Municipal (CEM).

Para o professor de Educação Física, Jonathan Silveira da Silva, da escola municipal Professora Francisca Pereira de Araújo, bairro Flores, zona Centro-Sul, as diretrizes que foram passadas são importantes para a aplicação das aulas.

“A gente sabe que essas formações são importantes, porque vão agregar muito no conhecimento dos alunos. Quando a gente sai da universidade, se pensa muito em como vamos utilizar nosso conhecimento e temos a tecnologia para usar em prol da educação”, comentou.

Para a professora de Ciências, Marília Christie, da escola municipal Ana Mota Braga, bairro São Sebastião, na zona Sul, a formação tem todo um contexto, que será trabalhado com os alunos, para conseguir bons resultados na prova.

“Aprendemos como podemos trabalhar as sequências de ação voltadas à área de ciências naturais, em relação ao conteúdo que possa estar se desmembrando com os alunos de um nível menor para outro maior. Existe um conhecimento que vai nortear o nosso plano de aula e desenvolver habilidades com os alunos como pesquisa científica”, destacou.

Texto – Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed