Prefeitura lança livro do ‘Programa Ampliando Horizonte’ em comemoração aos 10 anos de história e sucesso

26/11/2022 17h44

A Prefeitura de Manaus lançou, nesta sexta-feira, 25/11, o livro “Programa Ampliando Horizontes (PAH): 10 anos de história, sucesso, desafios e resultados”. A obra conta a história do PAH, ação desenvolvida na Secretaria Municipal de Educação (Semed), no decorrer dos seus 10 anos de existência, com narrativas, metodologias, estratégias e práticas de gestão educacional. O evento solene aconteceu no Palácio Rio Negro, no Centro, zona Sul.

O PAH é idealizado pela Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM) e tem o objetivo de oferecer aulas de Língua Inglesa, Espanhola e Língua Brasileira de Sinais (Libras) de modo gratuito para os servidores da Semed e seus dependentes de 11 a 15 anos, a fim de desenvolver habilidades comunicativas das línguas (ouvir, falar, ler e escrever), em situações diversas.

A secretária municipal de Educação, professora Dulce Almeida, foi representada na ocasião pelo diretor do Departamento de Gestão Educacional (Dege), Anézio Mar.

“Hoje é um dia de comemoração, em virtude das pessoas que contribuíram diretamente para o lançamento deste livro e para a execução do programa. O PAH é algo fantástico, porque ampliar horizontes significa romper barreiras e é exatamente isso que esse programa propicia. Aprender outra língua está ligada ao multiletramento, que desenvolve as potencialidades do nosso servidor”, declarou.

Nesse período, cerca de 780 pessoas já receberam certificação em Língua Inglesa e Espanhola, onde muitos destes foram aprovados em mestrados e doutorados, após os testes de proficiências em outras instituições.

Organização

A coordenadora do PAH e organizadora da obra, Suellen Barros, comentou como o programa possibilita novas experiências pedagógicas para o pleno desenvolvimento profissional e acadêmico dos servidores públicos da rede municipal de ensino.

“Temos 10 anos de histórias, que precisam ser compartilhadas, como a nossa metodologia e estratégias, porque dentro dessa perspectiva de ensino de Libras e das línguas, que oferecemos de modo gratuito e com muita qualidade, não poderíamos ficar sem esse registro. O livro é constituído por 10 narrativas, que foram escritas por professores e colaboradores que contribuíram para o sucesso do PAH. É uma satisfação imensa poder comemorar esse momento, porque aprender uma segunda língua dá oportunidades múltiplas aos servidores da Semed para melhorar cada vez mais no seu campo profissional”, compartilhou.

A também organizadora da obra e professora formadora de Língua Espanhola, Ádria Santos, declarou que essa obra é um sinal de conquista para os envolvidos na ação.

“Eu entrei no PAH em 2014 e a partir daí comecei a desenvolver várias atividades com nossos alunos. Esse livro é uma coletânea de experiências realizadas nesses 10 anos. Cada professor dentro da sua realidade foi elaborando projetos e reunimos neste livro para compartilhar com a secretaria, para assim consequentemente ampliar os nossos horizontes, e divulgar nossos trabalhos”, disse.

Texto – Andrew Ericles / Semed
Fotos – Divulgação / Semed