Prefeitura estimula crianças como multiplicadoras de conhecimento em concurso sobre prevenção à malária

20/10/2023 17h30

Em uma solenidade que reuniu estudantes, gestores, técnicos e pais e mães de alunos do ensino fundamental da zona rural, a Prefeitura de Manaus realizou, nesta sexta-feira, 20/10, a premiação dos vencedores do 1º concurso sobre a “Prevenção da Malária nas Escolas Municipais”. Os nove alunos vencedores das primeiras colocações do certame, que se destacaram nas categorias desenho, slogan e redação, a partir do tema “Malária, na minha escola não!”, receberam troféus, medalhas e brindes no auditório Deodato de Miranda Leão, na sede da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa),  na zona Centro-Sul.

A iniciava do concurso partiu do Departamento de Saúde Rural (Disa Rural), com o objetivo de envolver os estudantes no processo de transmissão de informações sobre as formas de prevenção e controle da malária. As ações de divulgação  foram colocadas em prática pelas equipes da Semsa e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), por meio do Programa Saúde na Escola  (PSE), que mobilizaram estudantes de 12 escolas da zona rural de Manaus, com inscrição de 345 trabalhos, dos quais 110 foram aprovados para avaliação por representantes da Diretoria de Vigilância Ambiental e Epidemiológica (D​vae)  e do Distrito de Saúde Rural, a partir dos  critérios de criatividade, originalidade, organização e apresentação apresentados  em cada criação.

O subsecretário municipal de Gestão da Saúde, Djalma Coelho, que conduziu a solenidade, parabenizou todos os alunos que participaram do concurso e enfatizou que o envolvimento das equipes de educação e saúde, por meio do PSE, que percorreram escolas e comunidades terrestres e fluviais divulgando o concurso, foi essencial para o sucesso da competição acadêmica.

“Essas parcerias são de extrema importância para que os resultados sejam potencializados e quem sai ganhando com isso é a população. Parabenizo a parceria entre a Semsa e a Semed, que vem gerando resultados significativos na prevenção de doenças e promoção da saúde”, ressaltou.

O diretor do Disa Rural, Rubens Souza, destacou a perspectiva ​do concurso, que contará com mais edições e gere mudanças importantes nas comunidades porque as crianças e adolescentes têm facilidade para compartilhar informações.

“Ao fazer os trabalhos, os alunos tiveram que pesquisar sobre a doença, seus sintomas, formas de prevenção e outros aspectos importantes para o controle da malária. São informações que serão repassadas aos pais, irmãos, primos e que vão se refletir na saúde de toda a comunidade, contribuindo com o trabalho da Semsa”, pontuou Rubens.

A coordenadora das equipes de Educação em Saúde do Disa Rural, Keinyrlange Ferreira, explicou que a cerimônia de premiação representou a culminância de um trabalho que se iniciou no dia 12 de setembro e que conseguiu mobilizar as crianças do ensino fundamental e suas famílias.

“Estamos com um sentimento feliz de dever cumprido. Visitamos escolas e comunidades com realidades bem específicas e estamos constatando o quanto a saúde e a educação precisam estar cada vez mais unidas para transformar a realidade”, observou.

A estudante do 4º ano da escola agrícola Rainha dos Apóstolos, localizada no quilômetro 23 da BR-174, Fernanda Ferreira Gomes, conquistou a primeira colocação na categoria slogan.

“Eu aprendi que a gente precisa se proteger e evitar água acumulada porque isso faz o mosquito se reproduzir e resolvi usar isso no meu trabalho”, contou.

A mãe de Fernanda, a agricultora Juliana Ferreira, comemorou a vitória da filha, que foi estimulada a se preparar para realizar a tarefa. Fernanda elogiou a oportunidade que o concurso ofereceu para que a criatividade das crianças fosse explorada.

“Estou muito feliz e grata por esse caminho que foi apresentado a elas. Essa participação das crianças vai fazer com que elas já se protejam e ensinem as outras pessoas. Eu estou orgulhosa da minha filha”, disse.

Na categoria desenhos, os três primeiros lugares foram conquistados por Emanuel Junior Silva (Escola municipal Carlos Antônio Cardoso, com o 1º lugar); Milca Franco (Escola municipal Ouvidor Sampaio, com o 2º lugar); e Gabriel Souza (Escola municipal Ouvidor Sampaio , em 3º lugar).

A categoria slogan teve como vencedores, Fernanda Ferreira Gomes (Escola municipal Rainha dos Apóstolos com o 1º lugar); Izabelly Almeida (Escola municipal Ouvidor Sampaio, com o  2º lugar); e Vitória Sales ( Escola municipal Ouvidor Sampaio, em 3º lugar).

Já a categoria Redação foi conquistada por Hadassa Vitória dos Santos  (Escola municipal Professora Maria Isabel Cordeiro Melgueiro) com o 1º lugar; Karen Evelin de Paula Vieira (Escola municipal Professora Maria Isabel Cordeiro Melgueiro , com o 2º lugar); e Talita Bezerra Assis  (Escola municipal Professora Maria Isabel Cordeiro Melgueiro, com o 3º lugar).

Texto – Tânia Brandão / Semsa

Fotos – Alexandre Pinheiro / Semsa