Prefeitura de Manaus lança projeto ‘Escola em Paz’

18/09/2023 15h43

Com o intuito de trabalhar a cultura de paz nas escolas da rede municipal, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, na manhã desta segunda-feira, 18/9, o lançamento do projeto “Escola em Paz”, que tem como tema “A Justiça Restaurativa nas escolas: um novo olhar sobre a cultura de paz”. O evento aconteceu no auditório da Divisão de Desenvolvimento Profissional do Magistério (DDPM), localizado no conjunto Vila Amazonas e é realizado em parceria com o Ministério Público do Amazonas (MPAM).

O projeto tem como objetivo capacitar os profissionais de educação a difundir a cultura de paz assim como trabalhar conflitos gerados dentro das escolas. Nesse primeiro momento, foram reunidos 63 gestores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2.

Para o coordenador do Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi) da secretaria, Ricardo Simões, essas ações da gestão municipal geram uma sequência de aprendizados, repassados para as DDZs e escolas. “A partir deste momento, nós vamos poder multiplicar esse conhecimento gerando e criando o que pretendemos, que é a cultura da paz nas escolas”, acrescenta.

A preparação é feita por profissionais do MPAM com as palestras que integram ainda mais esse tema que é a cultura de paz. A procuradora de Justiça e coordenadora do Núcleo Permanente de Autocomposição do MPAM, Anabel Mendonça, acredita que esse trabalho ainda possa trazer muitos frutos no futuro.

“Nós acreditamos que ainda é possível fazer a diferença e que nós podemos nos tornar uma sociedade mais colaborativa e vamos trabalhar os relacionamentos humanos. A justiça restaurativa se presta a isso, trabalhar o ser humano em relação”, acrescenta a procuradora.

Uma das gestoras que participou foi Geysa Nascimento, da escola municipal Nossa Senhora das Graças, localizada no bairro Colônia Antônio Aleixo. Ela conta que a escola sempre trabalha com o tema desde o início do ano, mas que qualquer reforço sempre é positivo.

“Cultura da paz é um tema que a gente trabalha desde o primeiro dia do ano letivo, mas precisamos reforçar o trabalho o tempo todo. Podemos trabalhar com nossos alunos durante todo ano essa questão da paz e da harmonia dentro do ambiente escolar e dentro da nossa comunidade também”, finaliza a gestora.

Texto – Denise Pego / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed