Estudantes da Prefeitura de Manaus têm aula de preservação à natureza no projeto Academia Ambiental

15/03/2023 15h52

Alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, da escola municipal Ana Maria de Souza Barros, no bairro Mauazinho, zona Leste, visitaram o Instituto Soka Amazônia, nesta quarta-feira, 15/3, visando o projeto Academia Ambiental, uma das ações do “Manaus te quero verde”, lançado em junho de 2021 pela Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com 80 alunos da unidade de ensino, a programação contou com visitas à árvore amazônica “Samaúma”, ao encontro das águas, ao meliponário de abelhas sem ferrão, ao laboratório de sementes, e à trilha ecológica do local.

O coordenador das Ocas do Conhecimento Ambiental, da Semed, Renato Júnior, acompanhou a atividade. Para ele, a temática ajuda na preservação do meio ambiente, no âmbito escolar.

“É muito importante os alunos terem o contato com as informações do meio ambiente, entender a importância dos insetos, como as abelhas, por exemplo. Também sobre a distribuição de frutos e a fabricação do mel. Além disso, eles conhecem sobre a coleta e plantio de sementes regionais da nossa região para aproximar a criança do conhecimento nosso da Amazônia”, comentou.

Para o coordenador de Educação Ambiental do instituto Soka Amazônia, Jean Leão, a parceria com as escolas municipais vem para somar sobre os cuidados que todos devem ter sobre o tema.

“Nós já estamos no quinto ano do projeto, e a cada ano vamos aperfeiçoando, apresentando novas ideias, novos caminhos para sensibilizar essa parcela da sociedade, que é o futuro da Amazônia. Com isso, vão entender melhor a região e ajudar na preservação”, explicou.

Pela primeira vez visitando o instituto, a aluna do 7º ano matutino, Maria Eduarda Rodrigues Nascimento, 12 anos, disse que aprendeu mais ainda sobre a importância da natureza.

“Eu aprendi muitas coisas legais aqui, estou gostando e ainda estou aprendendo. O aprendizado daqui é que a natureza é muito importante para nós e não devemos jogar lixo no meio ambiente, mas sim, preservar. É bom compartilhar tudo isso o que aprendi com a minha família e meus amigos”, enfatizou.

No total, fazem parte da iniciativa, 25 unidades de ensino, beneficiando dois mil alunos do 1º ao 9º ano das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Leste 1 e 2 da Semed.

Texto e foto – Paulo Rogério / Semed