Alunos do 5º e 9º ano da prefeitura participam do 8º simulado do ‘Educa + Manaus’

01/09/2023 14h04

Mais de 34 mil alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental, da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta sexta-feira, 1º/9, do 8º simulado de preparação para as provas do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Coordenada pela Divisão de Avaliação e Monitoramento (DAM) da secretaria, o exame visa verificar os avanços dos estudantes, bem como observar o processo de ensino e de aprendizagem nos respectivos componentes curriculares.

A ação mobilizou 310 unidades de ensino de todas as zonas da capital, 21.522 estudantes do 5º ano e 12.568 do 9º ano, além de 697 assessores da Semed no trabalho de apoio nas escolas.

Essa iniciativa é executada, por meio do programa “Educa + Manaus”. A aplicação dos simulados é uma das cinco etapas dessa ação pedagógica, que tem o intuito de preparar os estudantes para elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) de Manaus. Foram 52 itens, sendo 26 de língua portuguesa e 26 de matemática.

Para a secretária de Educação, professora Dulce Almeida, começar o mês com mais uma ação do “Educa + Manaus” é muito importante, porque demonstra que o trabalho da gestão municipal é contínuo. “Aqui na Carlos Gomes, assim como em toda rede, o crescimento é fantástico. O trabalho da nossa gestão é para melhorar a educação municipal e os resultados que nossos simulados têm mostrado é que temos conseguido atingir esse objetivo”.

Avaliação

A professora do 5º ano, Terezinha da Silva Sampaio, da escola municipal Carlos Gomes, Compensa, zona Oeste, tem boas expectativas de um bom resultado dos alunos na avaliação, em virtude do trabalho realizado no sexto tempo, apesar das particularidades de alguns estudantes da unidade de ensino.

“Eu acho que tudo acrescenta para eles melhorarem no que eles têm dificuldade. Às vezes parece repetitivo, mas eu explico que é necessário e é bom porque eles nunca tiveram isso. É um projeto novo que é muito bom”, comentou.

A estudante Lanna Macconnell, do 5º ano, sente que o programa tem sido muito bom e a expectativa para o resultado da prova é muito boa.

“Lá em casa eu estudei muito para a prova. Na minha visão, o 6º tempo é um preparatório para o Saeb. Desde que eu entrei, minhas notas aumentaram. A perspectiva de nota é que eu tire um 9 ou 10, porque eu estudei muito em casa”, concluiu.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Mário Oliveira / Semed