Semed lança campanha de paz e solidariedade nas escolas da Prefeitura de Manaus

Por Prefeitura de Manaus

27/01/2023 17h32

Icone audio

Para celebrar o início do ano letivo, no dia 6 de fevereiro, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizará a campanha “Dia da Paz e da Solidariedade”, nas escolas da rede municipal de ensino. O principal objetivo é sensibilizar a comunidade sobre os problemas causados pela violência nas escolas. A ação contará com palestras, gincanas, seminários, entre outras atividades. 

Com o tema “Educação: compromisso de todos, potencializando a formação integral do ser humano”, a iniciativa envolve alunos das creches municipais, ensino fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA), além de professores, pedagogos, pais e demais familiares. A ideia é utilizar várias ferramentas como música, poesias, vídeos e texto, para promover o diálogo, além de valorizar a habilidade de cada aluno.  

Segundo o gerente da Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), Mário Jorge Lima, a meta é buscar dentro do contexto escolar, um convívio de harmonia e respeito entre os estudantes, trabalhando uma cultura de paz desde o início do ano. 

“A Semed tem uma preocupação enorme com a questão da violência, por isso, logo nos primeiros dias de aula nós temos essa ação na rede municipal de ensino. Essa campanha tem o intuito de fomentar a paz nas escolas de maneira ampla, tanto na escola quanto fora dela. Assim, vamos criar uma mentalidade de que a violência é algo ruim para nossa sociedade”, explicou. 

Importante ressaltar que a campanha tem como base o “Manifesto 2000 por uma Cultura de Paz e Não Violência”, escrito por ganhadores do prêmio Nobel da Paz. Milhões de pessoas em todo o mundo assinaram esse documento e se comprometeram em promover o espírito solidário em todos os ambientes sociais. 

— — — 

Texto – Paulo Rogério / Semed
Foto – Arquivo / Semcom
Disponível em – https://flic.kr/p/2nafCpd