Prefeitura divulga a riqueza da cultura do povo africano por meio de exposição artística

09/11/2023 22h40

A Consciência Negra no Brasil é comemorada no dia 20 de novembro, por conta da Lei nº 12.519/11 que coincide com o dia da Morte de Zumbi dos Palmares. Pensando nesta importante data, até 28/11, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) realiza a exposição “A Consciência Negra na Transversalidade da Consciência Ambiental”.

A exposição é composta por mais de 50 itens, entre eles, quadros, fotografias e utensílios de capoeira, artesanatos, turbantes, e outros objetos. A ação foi aberta para o público em geral, e acontece no Espaço da Cidadania Ambiental (Ecam), no piso Açaí do Manauara Shopping, localizado no bairro Adrianópolis, zona Sul.

A ação pretende envolver lideranças de associações envolvidas com a causa do povo africano em Manaus, além de artistas locais, professores e alunos da rede municipal de ensino.

“Essa exposição é a penúltima do ano e trata do tema consciência negra e sua finalidade principal é conscientizar a população sobre a luta das pessoas negras, dos nossos antepassados e importância deles para construção da história do nosso país, da nossa cultura”, destacou a coordenadora do Espaço Ecam da Semed, Mônica Dantas.

A abertura do evento contou com alunos do curso técnico de meio ambiente do Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam) e da escola municipal Cora Coralina.

Uma das alunas do Cetam, a dona de casa Maria Monteiro destacou que ficou impressionada com a riqueza de detalhes da exposição. “Ainda bem que vim, senão ia perder uma exposição tão bonita como esta, que demonstra a história do negro de uma forma tão rica, cheia de detalhes. Eu fiquei encantada com a exposição de fato”, frisou Maria.

A exposição chama atenção pela riqueza de detalhes, quem afirma isso também é a aluna do 4º ano da escola Cora Coralina, Heloise Silva, de 10 anos. “Gostei principalmente de ver os berimbaus, das fotos, do artesanato, mas na verdade tudo chamou minha atenção”, disse Heloise.

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed