Prefeitura de Manaus recebe ‘OAB vai à Escola’ em Cime da zona Leste

21/06/2023 20h45

O Centro Integrado Municipal de Educação (Cime), Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Filho, da Prefeitura de Manaus, no bairro São José Operário, zona Leste, recebeu, na tarde desta quarta-feira, 21/6, o projeto “OAB vai à Escola”. A iniciativa, que existe há mais de 15 anos, deve ocorrer em mais unidades de ensino, da Secretaria Municipal de Educação (Semed), até o fim de 2023.

A atividade é voltada a alunos da rede pública e privada, que estejam nos ensinos fundamental e médio. Na Semed, a ação vai beneficiar principalmente estudantes do 8º e 9º anos.

Durante a visita, representantes da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional Amazonas (OAB-AM) debateram sobre bullying e cyberbullying, com 100 alunos da escola.

Na rede municipal, a ação é desenvolvida pelo Núcleo de Parcerias Institucionais (Nupi). De acordo com a assessora pedagógica do Nupi, Amanda Melo, o principal objetivo da ação é trabalhar valores sociais e de cidadania, tendo como base o campo jurídico.

“Esta é a segunda escola contemplada pelo projeto da comissão “OAB vai à escola”, com o objetivo de levar palestras, rodas de conversa, sensibilizando nossos alunos sobre as questões sociais que a OAB preconiza na comissão, trabalhando a temática da violência na escola. Tudo isso é importante para que o aluno esteja informado de que toda ação tenha uma reação, então ele precisa respeitar as pessoas, assim como ele tem direito, ele também tem deveres”, explicou.

De acordo com a presidente da comissão da “OAB vai à Escola”, a advogada Rosana Antony, o projeto aborda assuntos atuais e de relevância social dentro da rede de ensino.

“Nós levamos projetos de cidadania às escolas, trabalhando o bullying e cyberbullying, mas falamos também de abuso, exploração sexual de jovens e adolescentes, violência doméstica, drogas, enfim, falamos de temáticas relevantes que as escolas nos pedem”, ressaltou.

A pedagoga da unidade, Aldenete Melo, destacou que a escola ficou feliz por ter recebido essa ação importante de conscientização.

“Os alunos precisam muito disso, são de uma faixa etária em que são bastante perseguidos, passam bastante por essa questão do bullying.  Então tratar esse assunto é muito viável para eles nesse momento e que serve pra tirar muitas dúvidas. Esse tipo de brincadeira acaba sendo um bullying, que atinge as pessoas, o sentimento de quem está recebendo e isso pode ocasionar algumas doenças, como depressão, transtorno de ansiedade. Então, assim, só temos a ganhar com a presença da OAB aqui nessa tarde”, complementou.

Para o aluno do 9° ano, Melvin Fernandes, o debate ajuda a combater casos de violência e contribui para a formação dos alunos.

“É importante recebermos esse tipo de orientação, pois de fato isso ocorre muito no ambiente escolar. E, com isso, vamos aprender a respeitar e ter uma convivência melhor”, destacou.

Texto – Emerson Santos / Semed

Foto – Eliton Santos / Semed