Prefeitura de Manaus promove campanha de doação de sangue em parceria com Hemoam

11/07/2023 22h17

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou a campanha de doação de sangue em tempo integral, nesta terça-feira, 11/7, no estacionamento do órgão, com a presença do “Vampirão”, ônibus utilizado para a coleta. Em parceria com a Fundação Hospitalar de Hematologia e Hemoterapia do Amazonas (Hemoam), a programação envolveu os servidores da sede, das sete Divisões Distritais Zonais (DDZs) e profissionais da Educação. A meta é alcançar 120 bolsas de sangue.

O evento faz parte do Plano de Ação de Campanhas de Prevenção à Saúde do Servidor da Semed, com total de 12 atividades ao longo do ano abordando a saúde, o lado motivacional e a interação dos profissionais da educação.

Para a gerente Wânia Braga, da Gerência de Desenvolvimento do Servidor (GDS), que coordena a programação, a ação é realizada todos os anos pela secretaria, com um cunho beneficente e social.

“Mais uma vez a gente verifica a boa ação de nossos servidores de serem motivados. A nossa secretária Dulce Almeida, propicia essa ação para que cada vez mais ajude outras pessoas. É uma forma de nossos servidores estarem interagindo, até porque é um momento que trouxemos não só os servidores da sede, mas também de todas as divisões distritais. A gente precisa conseguir o maior número de bolsas para a fundação, pois são muitas pessoas que necessitam”, completou.

Segundo uma das enfermeiras da equipe do Hemoam, responsável pela coleta de sangue, Raica Cardoso, a programação tem uma relevância muito grande em ajudar quem precisa dessa doação.

“O doador de sangue é extremamente importante nesse processo, porque é ele que consegue dar essa rotatividade e vitalidade para essas pessoas que precisam. O nosso banco de sangue é o único do estado. A gente tem uma responsabilidade muito grande, que é abastecer todo o estado do Amazonas. É importante doar sangue, mesmo que seja uma doação pontual, mas o nosso maior objetivo é fidelizar nossos doadores de sangue”, disse.

Há 20 anos trabalhando como servidora, a gerente pedagógica da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Sul, Neuza Viana, doa sangue todos os anos. Para ela, é um gesto que todos devem praticar em prol da vida.

“É muito bom saber aquilo que produzimos naturalmente, pode ajudar outras pessoas. Nós não sabemos nunca quando vamos precisar e nem quantas pessoas precisam. E essa ação da Semed facilita nosso acesso, devido ao tempo e deslocamento. Além disso, temos a possibilidade de ajudar inúmeras pessoas. É a vida gerando vida”, salientou.

A doação é um dos itens da festa julina da Semed, no dia 27 deste mês, na arrecadação de pontos das casas caipiras, na qual os competidores apresentam 12 doadores para a coordenação do evento.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Foto – Matheus Perdiz / Semed