Prefeitura de Manaus realiza ações do ‘Março Lilás’ para servidores da Semed 

Por Prefeitura de Manaus

12/03/2024 19h19

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou na tarde desta terça-feira, 12/3, um evento de conscientização que integra a programação da Campanha Março Lilás. A iniciativa aconteceu no Centro Municipal de Arte Aníbal Beça, localizado no bairro São José, zona leste, e foi voltada a assessores pedagógicos, professores e gestores escolares da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Leste 2.

O evento abordou o tema “Março Lilás: Conscientização e cuidados sobre o câncer do colo do útero”, e contou com palestra realizada pelas enfermeiras Meliza Souza, especialista em saúde pública e Jakeline de Oliveira, especialista em urgência e emergência, ambas ligadas à Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). 

Durante a atividade, a secretária municipal de educação, Dulce Almeida, enfatizou a importância da prevenção para tratar do câncer do colo uterino.

“É importante que tenhamos esse momento de diálogo para falar da prevenção, repassando informações sobre o câncer do colo do útero, para diminuirmos a incidência dos casos na rede, pois infelizmente identificamos muitas colegas que foram acometidas com a doença. Por isso, o momento de hoje é tão importante, e precisamos fazer mais ações como essa para discutir esse assunto”, disse Dulce Almeida.

No decorrer da ação as palestrantes explicaram características e prevalência da doença, reforçaram a importância da Campanha Março Lilás, além de sinais e sintomas do câncer do colo do útero, dentre outros pontos. A ação foi coordenada pelo Núcleo de Qualidade de Vida, ligado à Divisão de Pessoal da rede municipal de ensino.  

“Preparamos o momento de hoje com muito carinho, trazendo especialistas no assunto para trazer o máximo de informações possíveis sobre essa doença tão invasiva e cruel. A ideia de hoje foi fazer um alerta, um bate papo e mostrar que a prevenção é primordial para salvar uma vida”, explicou o coordenador do núcleo, Ronaldo Barreto.

Para Alessandra Jaques, gestora da Escola Municipal Nova Vida, localizada no bairro Mauazinho, debates sobre o assunto abordado no evento são importantes para que mais pessoas sejam conscientizadas. 

“É de grande importância essa atividade que a Semed está realizando hoje, para que essa conscientização seja cada vez maior e, consequentemente, mais vidas sejam salvas”, frisou Alessandra.

— — —
Texto – Emerson Santos/ Semed
Fotos – Matheus Perdiz/ Semed
Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjBhjdG