Exposição ‘Sementes da Esperança e Ação’ iniciou em Manaus para celebrar Dia da Árvore

Por Prefeitura de Manaus

13/09/2023 9h39

Icone audio

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), iniciou a exposição “Sementes da Esperança e Ação”, nesta terça-feira, 12/9, no Espaço Cidadania Ambiental (Ecam), no Manauara Shopping, zona Centro-Sul. A atividade segue até o dia 3 de outubro.

Toda a programação faz parte das celebrações do Dia da Árvore, 21 de outubro, que conta com apoio do instituto Soka Amazônia, Ocas do Conhecimento Ambiental, da rede municipal de ensino, e da Vara Especializada do Meio Ambiente (Vema) do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). 

A exposição é uma iniciativa da organização global Soka Gakkai Internacional, em parceria com a Carta da Terra Internacional, e organizada e promovida, no Brasil, pelo instituto Soka Amazônia. 

A mostra foi inaugurada na convenção Rio+20, em 2012, traduzida para seis idiomas, sendo visitada por mais de 1,5 milhão de pessoas e montada em importantes espaços e eventos em 24 países.

A ação traz como enfoque o poder da transformação do ser humano e convida o público a conhecer e se inspirar nos princípios da Carta da Terra, de proteção da comunidade, da vida e ação cidadã, abordando diferentes maneiras de proteger o planeta Terra da destruição e transformar o mundo para as futuras gerações.

Segundo o coordenador-geral das Ocas do Conhecimento, Renato Lima Júnior, a exposição tem muito a ver com o trabalho de conscientização ambiental realizado pelas Ocas do Conhecimento. 

“Essa exposição mostra para a sociedade como um todo, para o público em geral, e nossos alunos que visitam o shopping, ações que podem tratar o planeta Terra de uma forma como uma casa, uma casa que nós devemos cuidar”, ressaltou. 

A mostra conta com 24 painéis, cada um com enfoque, com temas e muitas curiosidades sobre o planeta Terra. O vice-presidente do instituto Soka Amazônia, Milton Fujiyoshi, destaca que o objetivo principal da exposição é fazer com que o público entenda seu papel na sociedade e para termos um meio ambiente saudável.  

“Essa exposição foi idealizada com a carta da terra internacional, justamente com a intenção de difundir a mensagem da carta da terra e os valores do próprio instituto Soka Amazônia, que são baseados, principalmente, na competência do ser humano se levantar e fazer diferença na sociedade onde está inserido. A exposição é autoexplicativa e a partir dela as pessoas podem refletir sobre seu papel em relação à própria natureza, à sociedade, às questões globais que nos acometem e no nosso dia a dia em si. Então, por isso a gente faz a trilha de aprender, refletir, inspirar e agir por si próprio por meio dos banners. Então, basicamente essa é a mensagem que nós passamos por meio dessa exposição”, explicou Milton. 

“Eu fiquei encantada com a exposição, porque eu acho que ela ajuda as pessoas a tomarem consciência de quanto elas são importantes e responsáveis para termos um meio ambiente conservado”, reforçou Laura Souza, aluna do 5º ano do ensino fundamental, da escola Mamãe Margarida.

— — —

Texto – Emerson Santos/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed

Disponíveis em – https://flic.kr/s/aHBqjAUsAa