Prefeitura de Manaus realiza 2ª edição do Desafio Saudável

Por Prefeitura de Manaus

11/04/2024 12h27

Icone audio

Alunos da educação infantil à Educação de Jovens e Adultos (EJA) e servidores da Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), participaram, nesta quarta-feira, 10/4, da 2ª edição do projeto “Desafio Saudável”, em toda rede municipal de ensino.

O evento é uma ação do programa “Minha Escola Saudável” e é alusivo ao Dia da Atividade Física, comemorado no último sábado (6), e ao Dia Mundial da Saúde, celebrado no domingo (7). A ação conta com a parceria da Fundação Manaus Esporte (FME) e da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa).

A programação aconteceu nas unidades de ensino, realizada, preferencialmente, por um profissional de educação física, em cada turno da escola, com duração de 30 a 40 minutos. A ação também foi realizada com os servidores da sede da Semed, com várias atividades integrativas, palestras e uma gincana esportiva cognitiva, além da aferição de glicemia capilar e da pressão arterial, roda de conversa, entre outras atividades.

A atividade física destinada aos estudantes da educação infantil teve suporte da Caravana da Educação Infantil, da Divisão de Educação Infantil. A caravana repassará orientações às unidades de ensino da modalidade sobre a produção de circuito de obstáculos com os recursos disponíveis na escola.  

“É um projeto em sua segunda edição, esperamos repetir o sucesso de 2023, quando conseguimos mobilizar quase 80 mil estudantes e servidores. Este ano, estamos com uma expectativa muito maior, pois temos o envolvimento da educação infantil. A gente espera, ao menos, 90% de toda rede. Nós trabalhamos a tríade, ou seja, a alimentação saudável, atividade física e saúde mental. São esses três aspectos que o projeto vem desenvolvendo”, explicou a coordenadora do programa “Minha Escola Saudável”, Regina Márcia.

Uma das unidades de ensino que participou da ação foi a escola municipal Eliana Lúcia do Nascimento, no bairro Santo Agostinho, zona Oeste. Professores e estudantes da unidade fizeram alongamentos, exercícios físicos, circuitos, além de outros momentos com esportes variados.

“O Desafio Saudável é muito louvável para sensibilizar o corpo docente, pais, moradores e os próprios alunos da rede sobre a importância de praticar exercício físico para mantermos nossa saúde mental e o nosso corpo saudável. Então, eu apoio completamente essa ação e espero que ela seja cada vez mais difundida na rede”, destacou a professora de língua portuguesa da escola, Monique Nascimento.

Um dos estudantes que participou foi Mikael Marques, 11, do 6° ano do ensino fundamental. Para ele, o momento não foi só diversão, mas também de reflexão. “Eu adorei, de verdade. Não só porque pude me divertir praticando exercícios físicos, mas também porque aprendi que o esporte é importante para eu manter meu corpo e mente saudáveis”, disse Mikael.

— — —

Texto – Emerson Santos e Paulo Rogério/ Semed

Fotos – Ulisson Santos/ Semed

Disponíveis emhttps://flic.kr/s/aHBqjBm64U