Prefeitura de Manaus realiza 3º ciclo do curso de primeiros socorros com servidores do ensino fundamental

13/07/2023 20h40

Até o dia 20/7, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realiza o terceiro ciclo do curso de capacitação de primeiros socorros destinado a  profissionais de escolas municipais. Nesta quinta-feira, 13/7, o público-alvo da ação foi de servidores da Divisão Distrital Zonal (DDZ) Oeste, que trabalham com o ensino fundamental. Nas duas fases anteriores, foram capacitados 909 servidores.

Essa atividade faz parte de um ciclo de capacitação realizado com professores desde abril deste ano. O trabalho ocorre via Coordenadoria de Treinamento da Divisão de Pessoal da Semed, em parceria com Núcleo de Educação do Samu/Manaus.

Só na DDZ Oeste, a ação vai envolver professores 108 profissionais de 52 unidades de ensino. Segundo a coordenadora dos anos iniciais, Dinizia Pimentel, a capacitação é de suma importância para os professores que trabalham com esse público.

“É de extrema relevância esse público de professores ter acesso a essas informações, porque às vezes há algumas situações imprevistas como engasgo e outras situações que podem ser simples, mas que se eles não tiverem o conhecimento de como proceder, de como socorrer a criança naquele momento esse profissional não vai conseguir. Então, essa formação de primeiros socorros é de extrema importância para prática do professor e para esse atendimento no ambiente escolar de imediato”, destacou Dinizia.

A Semed promove o curso também em respeito à lei nº 13722 de 2018, que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros socorros de professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados.

De acordo com a instrutora do núcleo de educação do Samu, Roselma Pedrosa,  é fundamental ter um profissional habilitado nas unidades de ensino para prestar os primeiros socorros, e assim evitar até situações mais graves.

“É importante que eles saibam como proceder numa situação de  urgência e  emergência até que o Samu chegue para dar condição realmente de controlar os problemas, evitando assim que aconteça algo mais  grave,  até mesmo o óbito de alguma criança ou servidor da escolas deles. Então, como já é conhecido na história existe uma legislação que fala da necessidade de treinamento de professores e profissionais, por isso nós estamos apoiando a Semed, fazendo essa rodada aí de treinamentos com os profissionais da educação”, explicou a instrutora.

Um dos educadores que participaram da capacitação foi a professora dos anos iniciais da escola municipal Elineia Folhadela, Manuela Falcão.

“Com essa capacitação me sinto preparada agora para socorrer algum aluno meu que se machuque e precise de primeiros socorros. Só tenho a agradecer pela oportunidade de fazer esse curso”, frisou Manuela.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed