Prefeitura acompanha atividades culturais alusivas ao Dia dos Povos Indígenas em escolas da modalidade

20/04/2024 16h00

Atividade #paratodosverem – Criança indígena aprendendo a modalidade de arco e flecha com idoso indígena

Em alusão ao Dia dos Povos Indígenas, comemorado na sexta-feira, 19/4, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), acompanhou e deu apoio pedagógico as várias atividades culturais realizadas pelas escolas municipais indígenas Aru Waimi, Kunyata Putira, Kanata T-Y’Kua e Puranga Pisasu, localizadas na zona ribeirinha. A programação que iniciou na última segunda-feira, 15/4, beneficiou aproximadamente 180 alunos da Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Na oportunidade, foram realizadas várias atividades culturais e pedagógicas, como rituais, danças, comidas típicas, artesanatos, pintura e jogos indígenas, entre outras. Além disso, os 23 Espaços de Estudos de Língua Materna e Conhecimentos Tradicionais Indígenas (EELMCTI) da Semed também realizaram suas programações alusivas à temática.

A escola municipal indígena Puranga Pisasu, localizada na comunidade Indígena Nova Esperança, no rio Cuieiras – rio Negro, zona ribeirinha, movimentou 62 alunos da Educação Infantil e do 1º ao 9º ano do ensino fundamental com várias atividades culturais da etnia baré.

Para o cacique da etnia baré, Reinaldo Souza Santos, diretor da unidade de ensino, a data em si é muito especial, mais ainda quando envolve a comunidade e os alunos como um todo.

“Hoje tivemos uma infinidade de atividades de cunho pedagógico, comunitário, pois nesse momento nós entrelaçamos os nossos saberes. Eles partem do contexto escolar, onde os alunos aprendem o seu próprio idioma e conhecem seus saberes. Nos programamos como escola e comunidade, para que pudéssemos vivenciar esses saberes, trazendo na prática aquilo que foi passado teoricamente nos espaços escolares, na sala de aula com o professor, onde contribui na formação do próprio indivíduo baré, valorizando seus saberes com valores, pois é isso que nós pensamos quanto povo, escola e comunidade na formação integral desse indivíduo”, explicou.

Com total de 53 famílias, beneficiando cerca de 170 pessoas da etnia baré, na comunidade indígena Nova Esperança, o cacique Reinaldo comemora a data com seu povo e os educadores pela luta por dias melhores.

“Todos os dias estamos lutando para sobreviver, tentando trazer algo de melhor para a nossa aldeia, ensinamento para as nossas crianças, nossos jovens e adultos da nossa cultura, vivência e língua materna. Queria agradecer a Semed por esse momento, pois não é a primeira vez que contribui conosco, mas já há algum tempo proporcionando esse momento. A Semed faz parte da nossa educação e do nosso dia a dia”, comentou.

A gerente da Educação Escolar Indígena (GEEI) da Semed, Eneida Afonso, disse que a data faz parte das atividades das unidades escolares indígenas, na qual a secretaria realiza todo um trabalho pedagógico, sendo ao mesmo tempo o reflexo do trabalho pedagógico com os alunos e a comunidade.

“Durante essa semana, eles participaram de jogos indígenas, mostraram a cultura dentro de cada comunidade, a alimentação, a dança, rituais, atividades escolares, mesclando com as atividades culturais. A Semed promove essa integração nas escolas durante esse período, por meio das escolas indígenas, visando trabalhar a cultura de cada etnia e também a educação escolar. Nós damos apoio pedagógico durante esse período preparatório, em que a Semed sempre está presente, por meio da gerência, acompanhando esse trabalho pedagógico”, concluiu.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed