Alunos da escola municipal Divino Pimenta participam de ação do projeto Academia Ambiental no Instituto Soka Amazônia

01/03/2023 14h24

Oitenta alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental, da escola municipal Divino Pimenta, no bairro Jorge Teixeira, zona Leste, participaram da primeira ação do ano do projeto Academia Ambiental, que faz parte da iniciativa “Manaus, te quero verde”, lançado em junho de 2021, pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). A programação é realizada com o Instituto Soka Amazônia, desde 2018, com várias atividades como o plantio de mudas.

O projeto atende 25 unidades de ensino da Semed, beneficiando 2 mil alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental das Divisões Distritais Zonais (DDZs) Leste 1 e 2 da secretaria, sendo cinco dessas de classe especial. Na oportunidade, os estudantes participaram de um circuito ambiental.

De acordo com a coordenadora do Ocas do Conhecimento Ambiental da Semed, Érica Amorim, a realização do primeiro evento do projeto com os alunos tem todo um caráter pedagógico sobre a temática.

“É muito relevante para os nossos estudantes conhecerem uma reserva do patrimônio particular natural, numa área de preservação ambiental. Eles tiveram a oportunidade de participar de um circuito ambiental, conhecendo abelhas sem ferrão, o nosso belíssimo encontro das águas, a trilha ecológica e toda diversidade que tem nesse espaço. A Semed entende que a educação ambiental ajuda na educação integral de nossos estudantes”, disse.

O roteiro contou com visitas ao meliponário, ao laboratório de sementes, ao mirante com vista para o encontro das águas, às ruínas da antiga olaria e ao viveiro de mudas.

A aluna do 5º ano, Stephany Maria da Costa Lima, 10, ficou encantada com tudo o que viu. Para ela, foi uma experiência única e um grande aprendizado.

“Eu gostei de vir aqui, porque é a minha primeira excursão. Eu aprendi que existe uma abelha sem ferrão, a gente conheceu o Encontro das Águas, tudo isso. Eu acho que o meio ambiente é importante para a gente, porque sem isso não existirá nada. Nós precisamos da água, da floresta, do ar, e acho melhor a gente ajudar o meio ambiente como um todo”, comentou.

Para o vice-presidente do Instituto Soka Amazônia, Milton Fujiyoshi, essa é uma oportunidade para os alunos conhecerem o trabalho da instituição na preservação ambiental.

“A gente fica muito feliz em ter o nosso instituto como principal parceiro da Semed, por meio das Ocas do Conhecimento Ambiental, na execução desse importante projeto de receber essas crianças, principalmente das divisões distritais. É muito bom contribuir um pouquinho na formação desses alunos, e fazer com que cada um possa vislumbrar um caminho de conscientização e um cuidado com o meio ambiente”, contou.

Texto – Paulo Rogério / Semed

Fotos – Cleomir Santos/ Semed