Ação social da Prefeitura de Manaus beneficia mães de estudantes e comunitárias da zona Norte

08/03/2023 14h01

Em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quarta-feira, 8/3, a Prefeitura de Manaus realizou a “Ação Social”, com as mulheres da comunidade da creche municipal Maria Ferreira Bernardes, na comunidade Fazendinha, bairro Cidade Nova, zona Norte. A iniciativa proporcionou atividades de cidadania, trabalhou o empoderamento e estimulou a autoestima feminina.

A unidade de ensino, responsável pela iniciativa, é coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed), onde cerca de 80 crianças, de 1 a 3 anos, são atendidas. A ação contou com parceiras de outros órgãos municipais, como o Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Conselho Tutelar Norte.

Na ocasião, houve serviços de manicure, pedicure, sobrancelha, henna, higienização facial, teste de glicose, aferição de pressão, marcação de consultas e exames, orientações jurídicas, emissão de RG.

“Além das mães da creche, também participam as mães da comunidade. Desde às 6h30, já atendemos mais de 150 pessoas. A maioria delas é de donas de casa. Aqui estamos oferecendo vacinas, preventivos e medindo pressão”, ressaltou a gestora da unidade de ensino, Gicelia Leal.

Entre as beneficiadas estava a autônoma Maita Saraiva Rodrigues, 27, mãe da estudante Hérica Vitória Rodrigues de Souza, de 2 anos.

“Estou achando essa ação muito boa para a gente que é mulher. Porque tiramos um tempinho para a gente vir aqui na creche, para nos cuidarmos como mulher. Às vezes, a gente não tem tempo em casa e é uma ação muito legal. Estou achando as oficinas bem interessantes”, disse a participante.

A técnica em enfermagem, Suzaynia Canário, ressaltou a importância de levar serviços essenciais, nesta data tão importante para as mulheres.

“Essa ação vem para somar dentro da nossa comunidade Fazendinha. Ficamos bem satisfeitos em estar contribuindo com esse momento”, concluiu a profissional da saúde.

Texto – Andrew Ericles/ Semed

Fotos – Eliton Santos/ Semed