Prefeitura de Manaus promove programação com atividades físicas a servidores e alunos da Semed

25/04/2023 18h54

Exercício garante bem-estar e saúde a todos, independentemente da idade. Pensando nisso, a Prefeitura de Manaus realizou nesta terça-feira, 25/4, um dia repleto de atividades físicas, para os servidores e alunos da Secretaria Municipal de Educação (Semed), de forma simultânea, nas escolas e na sede da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul.

A atividade, que teve a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), faz parte do projeto “Desafio Saudável”, com referência a duas datas mundialmente comemoradas: o Dia da Atividade Física, em 6 de abril, e o Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de abril.

Toda a ação foi coordenada pela Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage). Segundo o chefe da Dage, Luiz Oliveira, o projeto quer incentivar a prática da atividade física em toda rede municipal de ensino.

“A iniciativa visa reforçar a importância da saúde e da qualidade de vida de toda comunidade escolar da Semed, pois essa ação não está envolvendo só o servidor da sede do órgão, mas também o professor, o merendeiro e o aluno das unidades de ensino. Nós tivemos ainda o apoio essencial dos assessores de educação física da pasta para o sucesso desse desafio”, explicou Oliveira.

Durante o evento, teve circuitos de atividades físicas, além de estandes de atendimento no âmbito da saúde (SEMSA), conscientização nutricional (Nutrição) e minipalestras, visando a saúde mental de todos os participantes. Em telões, foram reproduzidos todos os registros de vídeos das ações executados nas unidades escolares.

Unidades de ensino

Nas unidades de ensino, as práticas esportivas foram nos três turnos, com duração mínima de 15 minutos e máxima de 30 minutos, ou seja, no intervalo curto de tempo para não prejudicar as aulas regulares.

Ao todo, participaram da ação mais de 350 unidades. Uma delas foi a escola municipal Irmã Edelvira Souto Cabral, com mais de 120 pessoas, entre alunos e funcionários. Segundo o gestor Jovan Melo, a iniciativa ajudou a promover uma mudança de comportamento na comunidade escolar da Semed.

“Esse projeto é uma iniciativa muito importante e ele realmente mexeu conosco de uma forma muito positiva, ou seja, com todos os alunos, professores e demais funcionários da escola. E acredito que essa ação deva se repetir mais vezes para que a gente solidifique mais essa consciência para uma vida saudável”, disse o gestor.

Na Semed

Na sede da secretaria, a programação contou com aulas de zumba, minipalestras, aula de pilates no solo, aferição de pressão e glicemia capilar, além de oito estações simultâneas com desafios físicos.

Para a assessora interdisciplinar da DDZ Leste 1, Franciane Fernandes, a ação foi uma boa oportunidade para os servidores se movimentarem e para a promoção de uma rotina mais saudável no ambiente de trabalho.

“Vou destacar dois pontos. Primeiro o trabalho em equipe com uma atividade diferenciada e segundo a importância de trazer saúde ao ambiente de trabalho com atividade física, porque geralmente trabalhamos sentados, então qualquer oportunidade que temos de nos movimentarmos é importante. A Semed está de parabéns”, frisou Franciane.

Texto – Emerson Santos / Semed

Fotos – Cleomir Santos / Semed