Escolas da Prefeitura de Manaus recebem projeto de prevenção às drogas ‘Pense Antes’

31/07/2023 13h57

Trabalhar, por meio da literatura, a prevenção ao uso de drogas. Com essa proposta, a Prefeitura de Manaus, em parceria com o programa “Escola Sem Drogas”, iniciou nesta segunda-feira, 31/7, o projeto “Pense Antes”, em 86 unidades de ensino da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

A iniciativa é coordenada pela Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (Gacpe), com apoio das Divisões Distritais Zonais (DDZs). Essa ação ocorre até o fim do mês de agosto, atendendo estudantes do 6º ao 8º ano, que utilizarão o livro paradidático “Entre Sol e Chuva”. O projeto segue uma metodologia baseada na informação, por meio da prevenção, com atendimento educacional, além de assistência social e psicológica voltada aos estudantes.

Para a coordenadora do Programa Municipal Saúde do Escolar, da Gacpe, Lourdes Souza, o “Pense Antes” é mais uma atividade que a Semed realiza de prevenção às drogas. “Este ano contamos com a parceria do projeto ‘Pense Antes’, envolvendo os alunos. Eles utilizarão a leitura que será trabalhada de diversas formas com os professores de língua portuguesa. Em agosto, serão realizados os encontros literários, com a presença da equipe do autor do livro”, explicou a coordenadora.

A escola municipal Vicente de Paula, no bairro Japiinlândia, zona Sul da cidade, contou com a participação de 800 alunos. De acordo com a gestora da unidade, Maria Santana, essa iniciativa aborda um assunto muito importante e chegou na escola em um momento excelente. “Todos os educadores da escola trabalham exatamente com a prevenção das drogas com os alunos, envolvendo os valores familiares e o projeto traz uma nova visão de mundo, que no livro fala em dor, amor e todo sofrimento de quem passa pelo caminho das drogas”, disse a gestora.

Isabel Mota, 13, do 8º ano, leu o livro e com base no que entendeu da obra criou uma história em quadrinhos. “Eu entendi que as nossas escolhas modificam a nossa vida. Esse livro não é infantil e eu gostei bastante, porque mostra o que podemos passar na adolescência, até mesmo pela influência das outras pessoas e para ficar mais fácil para entender, eu transformei as informações em quadrinho”, informou a aluna.

O livro

A publicação é um romance no formato estudantil, com histórias baseadas em fatos reais, sendo a principal delas, a história do próprio autor, Felipe Mafra, que proporciona aos alunos uma identificação com as próprias histórias. O livro propõe ao aluno leitor, o estabelecimento de uma base psíquica e emocional para identificar seu papel e ajustar decisões no convívio entre seus pares, além de proporcionar o estímulo à leitura por meio de um acompanhamento do professor de língua portuguesa, que também será um incentivador de boas práticas de leitura, garantindo um espaço a mais para a leitura e debates sobre a temática tão necessária a ser trabalhada nos dias atuais.

Todas as escolas recebem a visita da equipe técnica do “Programa Escola Sem Drogas”, que conversa com os alunos sobre o livro.

“Existem duas mensagens muito importantes na nossa literatura, uma delas é que a experiência com as drogas não é só um evento, é uma semente plantada, que cresce, se torna uma árvore com frutos amargos e nesse livro mostra vários personagens na família que sofrem junto com o usuário. A outra é dizer para o menino nessa idade, que apesar de ele não perceber, ele tem um poder que ninguém pode tirar dele, que é a escolha, então com essa leitura e essa conversa nós queremos empoderar os adolescentes para que eles possam dizer não”, relatou o pai do autor do livro, Arlem Mafra.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed