‘Dia de Motivação da Leitura’ incentiva o hábito de ler entre servidores e estudantes da Prefeitura de Manaus

16/08/2023 17h19

Com a temática “Ler é legal, a qualquer hora”, a Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), realizou, nesta quarta-feira, 16/8, o “Dia da Motivação da Leitura” na rede de ensino, no hall da sede da secretaria, no bairro Parque 10 de Novembro, zona Centro-Sul, com a participação de servidores e estudantes. A ação pedagógica é amparada pela Lei Municipal n° 2.168, de 22 de setembro de 2016, que declara o dia 11 de agosto, como data dedicada à leitura na Semed.

Com o objetivo de incentivar ações de promoção à leitura com estudantes e servidores, nesse dia, os servidores desfrutaram de um momento literário nas dependências da Semed. Além disso, as unidades de ensino buscam abranger toda a comunidade escolar, a fim de conscientizar sobre a importância da leitura e o cuidado com o manuseio das obras literárias.

“Os estudantes têm estímulo nas unidades escolares. Sabemos que não é simples, estamos em um momento de alta tecnologia e o livro de papel tem ficado em segundo plano muitas vezes. Tem várias plataformas digitais que são muito atrativas, que chamam a atenção das nossas crianças e adolescentes, mas nós precisamos movimentar os livros, possibilitar que os estudantes tenham esse contato, porque nos dá novos horizontes”, explicou o subsecretário de Gestão Educacional, Júnior Mar.

Coordenação

A ação na Semed é coordenada pelo Departamento de Gestão Educacional (Dege), por meio das Gerência de Atividades Complementares e Programas Especiais (GACPE), Gerência de Creche (GEC), Gerência de Educação de Jovens e Adultos (Geja), Gerência de Educação Escolar Indígena (GEEI) e as divisões de Ensino Fundamental (DEF), de Apoio à Gestão Escolar (Dage) e de Educação Infantil (DEI).

“A GACPE abraçou essa proposta de trazer a leitura para o ambiente de trabalho e ambiente das escolas. Temos a Lei de 2016, essa é uma atividade que tem o apoio da secretária da Semed, Dulce Almeida, e que a GACPE busca desenvolver com todas as Divisões Distritais Zonais (DDZs). Acontece esse momento aqui no hall da secretaria, mas também as escolas estão desenvolvendo esse projeto durante toda semana. É uma forma da gente fazer com que as crianças passem a ler mais e desgrudam um pouco da tela do computador ou celular”, compartilhou Mário Jorge Lima, gerente da GACPE.

Experiências

Entre os educadores que incentivaram no público presente o hábito da leitura, estava a assessora pedagógica da Educação Infantil, da DDZ Leste 2, Lidiane Andrade Colares. A educadora realizou a apresentação da história dramatizada do livro “Uma Joaninha Diferente”.

“Eu acredito que, por meio da leitura, as crianças podem se envolver mais no aprendizado, conhecer novos mundos e trabalhar toda a questão cognitiva, o desenvolvimento social, emocional e ajuda no processo de ensino aprendizagem”, concluiu Lidiane.

Texto – Andrew Ericles / Semed

Fotos – Eliton Santos / Semed