Prefeitura de Manaus promove ‘Dia D da Saúde Bucal’ em unidades da rede pública de ensino

08/05/2024 16h50

Dia D de Saúde Bucal #paratodosverem – Aluno da rede pública participando de atividade do Dia D de Saúde Bucal

A Prefeitura de Manaus, por meio das secretarias municipais de Saúde (Semsa) e de Educação (Semed), promoveu, nesta quarta-feira, 8/5, ações de prevenção e promoção da saúde bucal em unidades das redes municipal e estadual de ensino na capital. A programação marcou o “Dia D da Saúde Bucal”, com atividades desenvolvidas por profissionais da rede básica de saúde, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), contando com a participação de alunos, professores e comunidade escolar em geral.

Ao todo, receberam a programação 64 escolas integrantes do PSE, das quais 60 são da rede municipal de ensino e quatro da rede estadual. As atividades incluíram palestras, dinâmicas, distribuição de impressos e outras ações de educação em saúde, visando sensibilizar alunos, educadores e pais para a promoção de hábitos saudáveis e de cuidados em saúde bucal, como a boa escovação e o uso correto do fio dental.

A chefe do Núcleo do PSE da Semsa, Jailce Dória, assinala que o “Dia D da Saúde Bucal” abrange temas e questões de saúde trabalhados ao longo do ano inteiro no âmbito do programa. A programação, informa a gestora, ocorre como parte de iniciativa do Ministério da Saúde, em conjunto com o Ministério da Educação, em comemoração ao primeiro ano da lei nº 14.572, que instituiu a Política Nacional de Saúde Bucal no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Hoje estamos realizando uma sensibilização em escolas selecionadas do PSE, com ações de educação em saúde, enfocando práticas como a alimentação saudável, a escovação regular, que englobam temáticas trabalhadas pelo PSE no decorrer do ano”, relata.

Uma das unidades que receberam as ações do “Dia D” foi o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Hermann Gmeiner, no bairro Alvorada, zona Oeste. Além das atividades educativas, os alunos da escola passaram por exames preventivos e procedimentos pouco invasivos para prevenção de problemas bucais, como o tratamento restaurador atraumático, para tratamento de cáries.

“É um tratamento simples, mas muito efetivo no combate à cárie, que é removida com instrumentos manuais e preenchida com um material que libera flúor, evitando novas lesões. Pode ser feito até na sala de aula, onde o aluno se sente à vontade, sem causar trauma”, explica a cirurgiã-dentista do PSE da Semsa, Lilian Leite, destacando que o procedimento tem trazido bons resultados nas ações do programa.

Lilian reforça a importância do incentivo para o cuidado com a saúde bucal na primeira infância, dos 0 aos 6 anos de idade. “É nessa fase que o aprendizado é mais forte na criança, e se você inserir hábitos e cuidados com a saúde bucal desde cedo, ela vai levar para a vida toda”.

A gestora do Cmei Hermann Gmeiner, Estela Santos, relata que 252 crianças, de 3 a 5 anos de idade, são atendidas nas ações do PSE no centro educacional, que integra o programa desde o ano passado. “Quando o profissional de saúde vem à escola, as crianças valorizam aquele profissional e entendem a importância do que é cuidar da dentição e de manter hábitos saudáveis”.

Estela ressalta o papel dos profissionais da rede básica na promoção da saúde bucal entre os jovens alunos e a comunidade escolar. “Acolhemos as crianças e pais, reforçamos a importância da dentição e do tratamento dentário para o desenvolvimento infantil. A criança com a dentição comprometida não pode mastigar nem se alimentar, e isso vai comprometer seu aprendizado e sua capacidade integral”, disse.

Programa

O PSE é coordenado pela Semsa Manaus e realiza ações de saúde para estudantes da rede pública de Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Educação de Jovens e Adultos e Ensino Médio), com o objetivo melhorar a saúde dos estudantes. Ao todo, 293 unidades educacionais fazem parte do programa.

As ações são realizadas nas unidades de ensino, e os profissionais de saúde e de educação atuam em conjunto na atenção aos estudantes regularmente matriculados na escola.

Texto – Jony Clay Borges / Semsa

Fotos – Artur Barbosa / Semsa