Crianças da educação infantil da Prefeitura de Manaus participam de exposição em homenagem ao Dia do Soldado e de desfile cívico

25/08/2023 13h16

Crianças do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Francisco Pereira da Silva, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, da Prefeitura de Manaus, participaram nesta sexta-feira, 25/8, de uma exposição da Marinha do Brasil em homenagem ao Dia do Soldado, e ainda de um desfile cívico. A ação foi na própria unidade de ensino, coordenada pela Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Os objetivos da atividade são promover a interação entre família e escola, estimular ações educacionais relacionadas à Pátria, bem como prestigiar e reconhecer a importância das Forças Armadas e a figura do soldado. Dessa forma, a ideia é resgatar valores cívicos e enaltecer a Independência do Brasil.

Para o chefe da Divisão de Apoio à Gestão Escolar (Dage), Luiz Oliveira, essas atividades são importantes para o desenvolvimento e formação dessas crianças. “Essa integração é de extrema importância, que na rede municipal inicia na primeira infância. Datas cívicas despertam o patriotismo nas crianças, por isso é essencial vivermos isso, para que não morra nas escolas, e é essa consciência de cidadania que acontece em todas as modalidades de ensino”, comentou Luiz.

O Centro de Educação Infantil atende 418 crianças, do maternal 3 ao 1º e 2º períodos. Para a gestora da unidade, Jucy Melo, é fundamental as crianças vivenciarem e conhecerem todas as datas importantes do nosso país. “A parceria que temos com a Marinha nos possibilita desenvolver várias atividades cívicas e sociais. Hoje, as crianças e as famílias estão conhecendo materiais que os fuzileiros utilizam em várias situações e os pais também participaram do desfile. Também realizamos atividades de sensibilização com a comunidade, como prevenção ao meio ambiente”, explicou a gestora.

Na exposição, foram apresentados materiais utilizados durante a operação do batalhão, como kit de simulação de primeiros-socorros, de comunicação, equipamentos individuais e de missão, alimentação e ainda apresentação da fanfarra.

“É sempre muito bom ter essas exposições culturais, com música para as crianças e apresentar os equipamentos utilizados pelo batalhão, isso desperta o militarismo e influencia muito na vida delas. Para todo o nosso batalhão, esse tipo de ação é muito gratificante”, declarou a sargento da Marinha, Loíde Matos.

A dona de casa Mariana Siqueira, mãe da pequena Liara, 5 anos, elogiou bastante o evento. “Eu achei maravilhoso esse momento. Ver minha filha participando, com interesse em aprender, é muito bom, e participar dessa atividade com ela tem um significado muito importante”, disse.

Texto – Érica Marinho / Semed

Fotos – Matheus Perdiz / Semed